terça-feira, 14 de agosto de 2012

Comportamento - Envolver-se com o ex de amigos é traição?


Envolver-se com ex de amigos é traição? O tema gera conflitos e confusões na novela Avenida Brasil e na vida real.
Primeiro foi Olenka (Fabíula Nascimento) que se envolveu com Silas (Ailton Graça), logo depois de sua melhor amiga Monalisa (Heloísa Périssé) se separar dele. Agora, Iran (Bruno Gissoni) começa a se interessar por Débora (Nathalia Dill), ex-namorada de seu amigo e colega de apartamento Jorginho (Cauã Reymond). Assim como na novela “Avenida Brasil”, ninguém escapa de um dia ver seu antigo par nos braços de uma pessoa amiga. Mas o que motiva essa situação?
Segundo a psicóloga e terapeuta sexual Arlete Gavranic, do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (Isexp), a amizade de alguém próximo ao casal facilita a paixão pós-término. “Quando acontece a separação, a pessoa amiga, que conhece os dois lados do relacionamento, pode se sensibilizar com a tristeza de uma das partes”, diz ela. Daí para o envolvimento é apenas um passo. 
Para a psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBP-SP), o que acontece na novela se trata de um sentimento de posse. “É mais uma sensação de perder a exclusividade. O Jorginho não ama a Débora, mas quer ter a certeza de que ela estará disponível na hora em que ele precisar”, diz Blenda. “Quando a gente ama alguém, parece que essa pessoa nos pertencerá para o resto da vida, o que não é verdade. Ninguém é dono de ninguém”, afirma. Monalisa também passou por algo parecido. Ela terminou, depois passou a alimentar a esperança de voltar. “Já vi essa situação se repetir inúmeras vezes na vida real. Você decide que não quer mais alguém, mas quando o vê com outra pessoa, pira”, diz Sergio Savian. 
Como agir se você se interessar pelo “ex” alheio?
É consenso entre os especialistas que, se você realmente considera sua amizade importante, é preciso abrir o jogo. A reação depende muito do equilíbrio emocional de cada um. Há quem lide bem com a situação, principalmente se o "ex" ou a "ex" não tem mais significado, e há quem não aceite, mesmo que não exista mais amor ou intenção de reenlace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize