domingo, 5 de janeiro de 2014

Especial Novelas: Baila Comigo (1981)


Tony Ramos
Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos) são gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. Eles foram separados quando bebês. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena (Lilian Lemmertz). Joaquim e Helena se conheceram em Porto Alegre e se apaixonaram. Na época, Joaquim já estava com Martha (Tereza Rachel) e não quis abrir mão do casamento para viver ao lado de Helena. Ela acabou se casando com o médico Plínio Miranda (Fernando Torres), que criou Quinzinho como se fosse seu filho verdadeiro. Os gêmeos idênticos, de temperamentos completamente diferentes, acabam se aproximando por uma série de pressentimentos que não conseguem explicar.
Lilian Lemmertz e Fernando Torres
Quinzinho, um carioca extrovertido e idealista, trabalha como bancário e sonha em ser piloto de helicóptero. O tímido e sério João Victor, advogado bem-sucedido, mora em Portugal e é reconhecido por todos pela ética com que conduz seu trabalho. Ao completar 27 anos, João Victor decide voltar ao Brasil em busca de suas origens. A história é marcada pelos encontros e desencontros dos dois irmãos, que só se conhecem no final da trama.
Tramas Paralelas:

Milton Gonçalves e Beatriz Lyra
Otto e Letícia:
A história de amor entre o negro Otto Rodrigues (Milton Gonçalves) e a branca Letícia (Beatriz Lyra) chamou a atenção para o problema do preconceito racial. Após a exibição da cena de um beijo entre os dois personagens, a atriz chegou a ser hostilizada na rua.

Academia de Caio:
Uma grande parte da ação de 
Baila Comigo se desenvolve na academia de ginástica de Caio Fernandes (Carlos Zara), onde trabalha a professora de dança Joana Lobato (Betty Faria). Caio é sócio de Quim (Raul Cortez
) numa empresa de táxi aéreo no Brasil. Ele foi casado com Sílvia (Fernanda Montenegro), uma atriz aposentada que sobrevive da mesada que o ex-marido lhe dá. Os dois são pais de Lúcia (Natália do Vale), pediatra que, no decorrer da trama, envolve-se com Quinzinho (Tony Ramos).

Cenas Marcantes:
Carlos Zara e Natalia do Valle
A cena em que João Victor e Quinzinho (ambos interpretados por Tony Ramos) finalmente ficam frente a frente é uma das mais emocionantes da novela. Para gravar a cena, o vídeo foi dividido em duas partes, metade para as cenas de Quinzinho e metade para as de João Victor. Enquanto o primeiro falava, só a sua metade ficava descoberta. A outra parte só se abria quando era a vez de João Victor. Gravada a sequência, juntavam-se as partes, e o público assistia à interação entre os irmãos. Esse recurso foi uma grande novidade na época, e muito difícil de ser realizado.
O diretor Roberto Talma qualifica a cena do encontro dos gêmeos como a mais complicada da novela. E relembra que, à época de Baila Comigo, era comum haver uma única cena com uma grande quantidade de texto, exigindo um apurado trabalho de interpretação dos atores.

Curiosidades:
Betty Faria
Segundo Manoel Carlos, a inspiração para a trama de Baila Comigo surgiu da notícia, publicada em jornais, de que um filho legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida para a história.
A ideia inicial do autor era chamar Fernanda Montenegro para viver o papel de Helena (Lilian Lemmertz) na novela, mas a direção preferiu escalar Lilian Lemmertz. Manoel Carlos decidiu, então, criar a personagem Sílvia para Fernanda Montenegro.
Fernanda Montenegro deixou a novela antes do término para entrar no elenco de Brilhante, de Gilberto Braga, que estrearia em seguida.
Beth Goulart e Raul Cortez
Lilian Lemmertz foi a atriz que viveu pela primeira vez a Helena de Manoel Carlos. A personagem se tornou uma marca, conferindo uma unidade às novelas do autor. A personagem foi vivida por diferentes atrizes nas seguintes novelas: Felicidade (Maitê Proença – 1991), História de Amor (Regina Duarte – 1995), Por Amor (Regina Duarte – 1997), Laços de Família (Vera Fischer – 2000), Mulheres Apaixonadas (Christiane Torloni – 2003), Páginas da Vida (Regina Duarte – 2006) e Viver a Vida (Taís Araújo – 2009).
Com Baila Comigo, Manoel Carlos deu início a uma série de novelas que abordaram o sacrifício que uma mãe pode fazer por um filho ou uma filha. Além disso, em todas as suas novelas posteriores, o autor deu mais peso à mulher e suas histórias de vida.
Baila Comigo foi vendida para mais de 30 países, entre eles: Bolívia, Espanha, Itália, Marrocos, Polônia. Em Portugal, foi exibida três vezes. Foi também a primeira novela brasileira apresentada na França, pelo canal TF-1.
Tereza Rachel
As atuações de Tony Ramos e Lilian Lemmertz foram sucesso de crítica e público: a atriz, pela interpretação da sofrida Helena, e o ator, pelo desafio de fazer o papel de gêmeos, sem maquiagem, utilizando apenas recursos técnicos de voz, postura corporal e respiração para conseguir representar personalidades tão diferentes. Fisicamente, o que mais diferenciava um irmão do outro era o penteado.
Em entrevista ao Memória Globo, Raul Cortez elogiou as atuações de seus colegas de elenco, e lembrou que foi a primeira vez que contracenou com Fernanda Montenegro.
Reginaldo Faria, intérprete do médico homeopata Saulo Martins, lembra que buscou a assessoria de uma médica para viver seu personagem. O ator passou a fazer tratamento homeopático por conta do papel.

Claudio Cavalcanti e Susana Vieira
No livro Reginaldo Faria - O solo de um inquieto, publicado pela Imprensa Oficial dentro da série Aplauso, o ator declara que várias vezes pediu que o nome, que era grafado em primeiro lugar nos créditos de abertura de Baila Comigo, fosse tirado dali e posto em outro lugar, nas participações especiais, por exemplo. Faria narra o constrangimento em fazer o dr. Saulo, um personagem secundário, mas ter o nome grafado antes do de Tony Ramos, que era o verdadeiro protagonista. De nada adiantaram os pedidos do ator: a telenovela inteira teve, abrindo os créditos, Reginaldo Faria/Tony Ramos, nessa ordem.

Elenco:
Tony Ramos – Joaquim (Quinzinho) / João Victor

Lilia Lemmertz – Helena
Raul Cortez – Joaquim Gama

Suzana Vieira – Paula Vargas Leme

Fernando Torres – Plínio Miranda
Betty Faria – Joana Lobato
Tereza Rachel – Marta Tereza
Reginaldo Faria – Dr. Saulo
Fernanda Montenegro – Silvia Toledo
Carlos Zara – Caio Fernandes
Natália do Valle – Lúcia Toledo
Cláudio Cavalcanti – Guilherme
Christiane Torloni – Lia
Lauro Corona – Carlos Eduardo (Caê)
Arlete Salles – Dolores
Lídia Brondi – Mira Maia
Suely Franco – Rosa França
Otávio Augusto – Mauro
Beatriz Lyra – Letícia
Milton Gonçalves – Otto
Fernando Torres – Fauna França
Jonas Mello – Álvaro França
Maria Helena Pader – Zuleide
Carlos Gregório – Sandro
Beth Goulart – Débora
Gilberto Martinho – Antenor
Lady Francisco – Ondina
Miriam Pires – Cândida Martins
Tony Ferreira – Edmundo
Alcione Mazzeo – Laurinha
Fábio Pillar – Marcelo
Narjara Tiretta – Flora França
Jorge Botelho – Gerson Martins
Teresinha Sodré – Corina


Participações Especiais:

Mário Lago – amigo de Plínio
Carmem Silva – Andreza Martins
Monique Curi – Cristina Gomide
Maria Alves – Conceição
Denise Dumont – Xuxa
Francisco Milani – Primo de Caio
Paulo Figueiredo – Rogério Coelho


Trilha Sonora:

NacionalCapa: Betty Faria

O Lado Quente do Ser — Maria Bethânia

Deixa Chover — Guilherme Arantes
Lua e Estrela — Caetano Veloso
Corações a Mil — Marina
Loucura — Cauby Peixoto
Pano de Fundo — Fafá de Belém
Baila Comigo — Robson Jorge & Lincoln Olivetti
Viajante — Ney Matogrosso
Vida — Beth Goulart
Bicho no Cio — Marcos Valle
Rio Sinal Verde — Júnior
Vira Virou — Kleiton & Kledir
Rapte-me, Camaleoa — Naila Skorpio


Internacional:Capa: Reginaldo Faria e Natália do Valle
Without Your Love — Roger Daltrey

9 To 5 — Dolly Parton
Living Inside Myself — Gino Vannelli
Crying — Don McLean
Explosion — I. C. Bell
Angel Of Mine — Frank Duval 
As Time Goes By — George Reagan Orchestra 
Reality — Richard Sanderson 
Santa Maria — Newton Family
Time — The Alan Parsons Project
Let's Hang On — Salazar
Come Back To Me — Leslie, Kelly & John Ford Coley 
What's In a Kiss — Gilbert O’Sullivan
Losing Sleep Over You - Patrick Hernandez

Abertura

Compacto


Último Capítulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize