A Patota |
A paulistana Débora
Susan Duke não tinha completado 6 anos, quando estreou na televisão, no seriado Ciranda
Cirandinha, na extinta TV Tupi. Poderia ser mais um caso de atriz
precoce, não fosse ela uma Duarte, família que há três gerações se dedica à
arte de representar, seja na telinha, na tela grande ou nos palcos. Seu
padrasto chama-se Lima Duarte. Sua mãe, Marisa Sanches, era atriz. E suas duas
filhas, Paloma e Daniela, como era de se esperar, também são do ramo. Débora
Susan Duke, a Débora Duarte, nasceu em 2 de janeiro de 1950, na cidade de São
Paulo, e já atuou em mais de 30 novelas, cinco minisséries e diversos especiais.
“A televisão
começou no Brasil, em 1950, e, naquela época, o artista ainda era muito
marginalizado. Ganhava muito mal e era malvisto pela sociedade. Meu pai e minha
mãe eram duros, e não tinham dinheiro para ter babá. Então, iam para a
televisão, ficavam lá o dia inteiro, e me levavam junto. Fui criada naqueles
corredores, naqueles cenários. Um dia, alguém me pediu emprestada para fazer
alguma coisa, eu fiz direitinho; aí me pediram de novo, aí comecei a falar, não
parei mais. Foi assim que comecei. Eu acho que a primeira coisa para a qual me
chamaram foi comer bolacha, ou desfilar roupa infantil. Depois é que apareceu
uma falinha, e foi lindo”, conta. Ainda que fossem tempos difíceis, sob o ponto
de vista econômico, Débora guarda ótimas lembranças da época em que trabalhou
na TV Tupi: “Era uma grande escola. Como tinha gente talentosa lá. Dá uma certa
nostalgia falar, porque era uma época muito rica em companheirismo. Também era
mais artesanato, não era tanto indústria. Era ao vivo, aconteciam coisas
engraçadas.”
Beto Rockfeller (1968), escrita por Bráulio Pedroso, com direção de seu padrasto, Lima Duarte, foi um dos trabalhos mais importantes e marcantes de Débora Duarte na TV Tupi. Na trama, a atriz viveu Lu, namorada de Beto, interpretado por Luis Gustavo, e o papel lhe rendeu o Troféu Imprensa e o Troféu Roquette Pinto de melhor atriz. Além disso, também um convite para atuar em seu primeiro longa-metragem, Celeste, na França. “Eu já estava gravando As Bruxas, um seriado de Ivani Ribeiro, quando me convidaram para fazer um filme na França. Eu nunca tinha feito cinema, muito menos falando em francês!”, recorda.
Débora Duarte estreou na Globo em 1972. Antes disso, além da Tupi, atuara também na Record, onde gravou Editora Mayo, Bom Dia (1971), de Walther Negrão. Foi contratada pela Globo para protagonizar a novela Bicho do Mato, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro. “Foi minha primeira novela na Globo. Aliás, nada mais apropriado, pois eu era um bicho do mato. Assim, cheguei aqui, começaram a me por aqueles vestidinhos curtos, e eu morria de vergonha. Não estava acostumada”, lembra.
Beto Rockfeller (1968), escrita por Bráulio Pedroso, com direção de seu padrasto, Lima Duarte, foi um dos trabalhos mais importantes e marcantes de Débora Duarte na TV Tupi. Na trama, a atriz viveu Lu, namorada de Beto, interpretado por Luis Gustavo, e o papel lhe rendeu o Troféu Imprensa e o Troféu Roquette Pinto de melhor atriz. Além disso, também um convite para atuar em seu primeiro longa-metragem, Celeste, na França. “Eu já estava gravando As Bruxas, um seriado de Ivani Ribeiro, quando me convidaram para fazer um filme na França. Eu nunca tinha feito cinema, muito menos falando em francês!”, recorda.
Débora Duarte estreou na Globo em 1972. Antes disso, além da Tupi, atuara também na Record, onde gravou Editora Mayo, Bom Dia (1971), de Walther Negrão. Foi contratada pela Globo para protagonizar a novela Bicho do Mato, de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro. “Foi minha primeira novela na Globo. Aliás, nada mais apropriado, pois eu era um bicho do mato. Assim, cheguei aqui, começaram a me por aqueles vestidinhos curtos, e eu morria de vergonha. Não estava acostumada”, lembra.
Carinhoso |
A atriz já tinha
uma protagonista em seu currículo e, agora, desejava viver uma vilã. Foi o que
aconteceu em Carinhoso, de Lauro César Muniz, em 1973.
“Maravilha! Foi a primeira grande vilã que fiz. Acho que ficou bem definido,
por várias gerações: era a namoradinha do Brasil e a louquinha do Brasil,
Regina Duarte e eu, as Duartes. Ela fazia a mocinha, e eu, a rebelde”,
diverte-se. Sobre sua primeira vilã, a atriz revela: “Eu estava tentando uma
linguagem meio de história em quadrinhos. Minha personagem era meio catatônica,
então eu queria um desenho estranho para o nervosismo dela, e consegui fazer.
Foi um trabalho que gostei muito.”
Pecado Capital |
Outra lembrança que
a atriz tem do início dos anos 1970 foi a primeira versão da novela Roque
Santeiro, de Dias Gomes, para a qual fora escalada no papel de Lulu,
esposa do personagem Zé das Medalhas. O elenco chegou a gravar entre dez e 12
capítulos, mas a Censura Federal proibiu a exibição da novela. “Fiquei muito
chateada, porque eu teria um papel maravilhoso. A Censura proibiu, e Janete
Clair escreveu Pecado Capital. E eu ganhei um presente, que
foi a Vilminha. Até hoje falam dela comigo”, comenta. Em Pecado Capital, Débora também teve o prazer de
atuar ao lado de Lima Duarte, que viveu seu pai na história. “Lima é caudaloso.
O olhar dele é uma coisa tão plena. Você não precisa fazer nada, só deixar
entrar. Eu adoro contracenar com ele. Engraçado que a gente nunca teve
conversas a respeito de trabalho em casa. A gente nunca comentou a cena um do
outro. Ou pediu para estudar junto”, revela.
Em 1979, ao lado de artistas como Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Luis Gustavo, a atriz foi para a TV Bandeirantes, onde atuou na novela Cara a Cara, de Vicente Sesso. Curiosamente, seu então marido, o cantor Antônio Marcos, também participou como ator. Na mesma emissora, comandou um musical, que tinha dramaturgia e cenas externas, chamado Rosa e Azul, com direção de Roberto Talma. “Ele estraçalhou. Conseguiu fazer, de uma verba pequena, um programa riquíssimo. Ele deu um show”, recorda-se. No ano seguinte, de volta à Globo, a atriz participou de Coração Alado, de Janete Clair e, em seguida, em 1981, de Jogo da Vida, de Silvio de Abreu, novela que lembra com carinho, mas reclama: “Eu era uma professora de inglês. Eu fiquei muito irada, porque era uma comédia maravilhosa, como só o Silvio e Jorge Fernando sabem fazer. E o único personagem trágico era o meu – que se suicida, inclusive”, ri.
Em 1979, ao lado de artistas como Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Luis Gustavo, a atriz foi para a TV Bandeirantes, onde atuou na novela Cara a Cara, de Vicente Sesso. Curiosamente, seu então marido, o cantor Antônio Marcos, também participou como ator. Na mesma emissora, comandou um musical, que tinha dramaturgia e cenas externas, chamado Rosa e Azul, com direção de Roberto Talma. “Ele estraçalhou. Conseguiu fazer, de uma verba pequena, um programa riquíssimo. Ele deu um show”, recorda-se. No ano seguinte, de volta à Globo, a atriz participou de Coração Alado, de Janete Clair e, em seguida, em 1981, de Jogo da Vida, de Silvio de Abreu, novela que lembra com carinho, mas reclama: “Eu era uma professora de inglês. Eu fiquei muito irada, porque era uma comédia maravilhosa, como só o Silvio e Jorge Fernando sabem fazer. E o único personagem trágico era o meu – que se suicida, inclusive”, ri.
Anarquistas, Graças a Deus |
A minissérie Anarquistas,
Graças a Deus (1982),
escrita por Walter George Durst a partir do livro de Zélia Gattai, é um dos
trabalhos pelos quais demonstra o maior xodó. “Essa minissérie me trouxe tanta
coisa boa na vida. Fui à casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, e Jorge me
autografou todos os livros: ‘Para minha sogra’. Em Anarquistas, eu fazia o papel da mãe de Zélia.
E eu amava aquela personagem. Acho que foi um dos melhores trabalhos que fiz
até hoje”, classifica. A atriz aproveita para dizer, orgulhosa, que é de Zélia
Gattai o prefácio de seu livro de poemas No Colo do Apolo, lançado em agosto
de 2011, que tem orelha de Mário Lago.
Corpo a Corpo |
Outra minissérie, Padre Cícero, de Aguinaldo Silva e Doc
Comparato, exibida em 1984, também está viva na memória de Débora. Por um
motivo peculiar: “Stênio Garcia fazia o Padre Cícero. A hora que ele punha a
hóstia na boca da minha personagem, a Maria do Araújo, ela começava a sangrar.
Então, todo mundo falava: ‘Milagre, milagre!’ Eu lembro que a gente estava
gravando essa cena e, na hora que ele pôs a hóstia na minha boca, começou a
chover. E foi um tal de me agarrar e me chamar de ‘minha santinha’! Eu passei
um apuro ali”, relata.
Débora Duarte atuou
pela primeira vez ao lado da filha Paloma Duarte no seriado Grande
Pai, dirigido por Walter Avancini, em 1991, no SBT. Em telenovelas, a
primeira vez foi na Globo, em Terra Nostra (1999),
de Benedito Ruy Barbosa. A novela, inclusive, não lhe deu apenas tal
experiência. Na ocasião, ganhou o troféu APCA de melhor atriz. “Gostei muito de
fazer. Era um trabalho contido, difícil. Bom elenco, um belo trabalho, uma
novela excelente do Benedito”, acrescenta. Paraíso Tropical, de Gilberto Braga e Ricardo
Linhares, de 2007, também lhe traz recordações e autocrítica: “Eu estava muito
gorda. Isso me atrapalhou um pouco. Eu parecia uma montanha. Foi a primeira vez
que trabalhei com Gloria Pires e me apaixonei. Adoro a pessoa e adoro a atriz.
Olha, fosse só por isso, já tinha valido. Foi um ganho de vida para mim”,
relata.
com Antônio Fagundes em Terra Nostra |
Débora
Duarte também fez rádio, teatro (sua primeira peça, O
Sistema Fabrizzi, quando atuou com 16 anos, lhe rendeu o prêmio de atriz
revelação em 1967) e mais dois longas-metragens, além do livro de poemas. Com
quase 50 anos de carreira, é uma atriz dramática, capaz de construir seus
personagens com tamanha carga emotiva que emociona e impressiona, pela verdade
que passa para o público. “Minha maneira de fazer televisão não é trazer tudo
pronto, nem fazer tudo igual. Eu busco a profundidade do inconsciente. Eu vivo,
e sirvo para isso, para a ponte. Eu te pego aqui, te carrego nesta história e
te deixo ali. Se eu não conseguir te conquistar, se não te atinjo, não estou
servindo para nada. Então, se você serve bem, está cumprindo a sua função”,
define.
Novelas na TV Globo
Bicho do Mato (1972)
A Patota (1972)
Carinhoso (1973)
O Espigão (1974)
Escalada (1975)
Pecado Capital (1975)
Coração Alado (1980)
Jogo da Vida (1981)
Elas por Elas (1982)
Partido Alto (1984)
Corpo a Corpo (1984)
Bebê a Bordo (1988)
Sonho Meu (1993)
Pátria Minha (1994)
Explode Coração (1995)
Terra Nostra (1999)
Porto dos Milagres (2001)
Como uma Onda (2004)
Paraíso Tropical (2007)
Três Irmãs (2008)
Tempos Modernos (2010)
Cordel Encantado (2011)
Minisséries
Parabéns pra Você (1983)
Anarquistas, Graças a Deus (1984)
Padre Cícero (1984)
Hilda Furacão (1998)
O Quinto dos Infernos (2002)
Seriados
Ciranda Cirandinha (1976)
Dicas de um Sedutor (2008)
Toma Lá Dá Cá (2009)
Bicho do Mato (1972)
A Patota (1972)
Carinhoso (1973)
O Espigão (1974)
Escalada (1975)
Pecado Capital (1975)
Coração Alado (1980)
Jogo da Vida (1981)
Elas por Elas (1982)
Partido Alto (1984)
Corpo a Corpo (1984)
Bebê a Bordo (1988)
Sonho Meu (1993)
Pátria Minha (1994)
Explode Coração (1995)
Terra Nostra (1999)
Porto dos Milagres (2001)
Como uma Onda (2004)
Paraíso Tropical (2007)
Três Irmãs (2008)
Tempos Modernos (2010)
Cordel Encantado (2011)
Minisséries
Parabéns pra Você (1983)
Anarquistas, Graças a Deus (1984)
Padre Cícero (1984)
Hilda Furacão (1998)
O Quinto dos Infernos (2002)
Seriados
Ciranda Cirandinha (1976)
Dicas de um Sedutor (2008)
Toma Lá Dá Cá (2009)
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