segunda-feira, 23 de junho de 2014

Receita de Camarões: Malang


Malang vem de Camarões, e é parte da cultura urbana do país. É considerado um “prato de solteiro”, pois é fácil e rápido de ser feito, ótimo para quem não tem tempo para cozinhar - leva apenas 20 minutos, do início ao fim, se feito com experiência. O prato usa originalmente o grão “njansan”, absolutamente desconhecido de nós brasileiros, mas que se assemelha a uma mistura entre um amendoim e uma noz, bem típico da África central. Sua popularidade aumentou bastante nos últimos anos, junto com a urbanização do país.

Ingredientes:
3 cebolas médias
1 tomate
1 pimentão
50g de njansan
100 ml de óleo de soja
Sal a gosto
Tempero preparado a gosto

Acompanhamentos Sugeridos:
4 bananas da terra médias
250g de peixe (no caso, corvina)
Sal a gosto
Tempero preparado a gosto

Modo de Preparo:
Antes de começar, é preciso preparar o peixe, limpando-o e cortando-o em pedaços individuais, bons para o consumo. Se possível, tempere-o no dia anterior com sal e temperos prontos. Isso irá garantir um sabor mais intenso à carne, mas é opcional. Com o peixe já preparado, descasque e corte as bananas em lascas, fritando-as puras por apenas 3 a 5 minutos, tomando cuidado para que não escureçam no processo. Remova-as da panela. No próprio molho formado pela banana, frite o peixe por 5 a 7 minutos, recobrindo-o com o caldo presente para que adquira um leve aroma da banana.

Molho:
Corte a cebola, o pimentão e o tomate em luas, e pique o alho. Ferva o óleo em uma segunda panela e, com ele já quente, jogue os vegetais e mexa-os por cinco minutos. Acrescente sal e temperos prontos a gosto. Bata o njansan no liquidificador e acrescente sua pasta à mistura. Mexa tudo muito bem por mais um minuto e deixe ferver por mais dois. Tipicamente, este prato é servido com a mistura de vegetais recobrindo a carne, expondo o acompanhamento (no caso, a banana).

2 comentários:

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize