segunda-feira, 23 de março de 2015

Especial Novelas: Bicho do Mato (2006)


Bicho do Mato é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record e exibida entre 18 de julho de 2006 e 20 de março de 2007. Conta a história do jovem Lucas (Juba), criado desde pequeno pelo pai, Fernando, na Fazenda Boa Esperança, localizada no Pantanal, junto à natureza e a aldeia indígena dos "Guaporá".

André Bankoff e Renata Domiguez
No Rio de Janeiro, vive a mãe de Juba, Laura, que se separou de Fernando graças a uma armação do seu atual marido, o cruel Ramalho Rodrigues, o vilão da história, um poderoso e ganancioso empresário que tenta usurpar as terras de Juba e dos índios para a exploração de uma mina de diamantes. Laura e Ramalho são pais de Tavinho, um jovem rebelde que se apaixona por Betinha, uma moça pobre, filha de Túlio (motorista de Ramalho) com Dona Wanda, servente na faculdade em que a filha estuda. Betinha é ambiciosa e mente sobre sua posição social, seduzindo Tavinho sem que ele saiba quem ela realmente é.

Miriam Freeland
Tavinho é amigo de Emílio, herdeiro do casal Alzira e Alfredo e primo de Juba. Emílio é a paixão de Ruth, a outra vilã da história. Emílio é o namorado de Cecília, uma jovem médica em conflito com a avó, a nefasta Bárbara. Juba é obrigado a ir para a cidade grande, vingar o assassinato de seu pai, cujos responsáveis são os interessados na exploração de suas terras e nas da tribo indígena que vive perto. Lá, acompanhado de seu amigo índio Iru, Juba enfrentará o mundo de novidades que se abre à sua frente, grandes desafios e encontrará seu grande amor, Cecília, entrando em conflito com Emílio e despedaçando o coração da jovem índia Tiniá, apaixonada por ele.

Marcos Mion
Audiência:
A estreia de Bicho do Mato obteve índices de 15 pontos no Ibope. No dia 18 de Julho de 2006 a novela teve seu maior pico, foram 16 pontos de média e pico de 22 no Ibope. No dia 6 de Março de 2007 a novela marcou 17 pontos de média e pico de 20 no Ibope. O último capítulo exibido no dia 20 de Março de 2007, marcou 18 pontos de média de pico. Ficando na vice-liderança.

Beatriz Segall
Curiosidades:
A novela teve locações em Mato Grosso, percorreu a cidade de Nobres, Chapada dos Guimarães, Poconé (Pantanal) e Cáceres. A maioria das locações estava situada nos arredores da rodovia Transpantaneira, a principal da região. Foram muitos os problemas com insetos e animais que atormentaram elenco e produção nas gravações.

Adriana Garambone e Jonas Bloch
Mais de cem pessoas fizeram parte da equipe que viajou para o Pantanal para gravar as primeiras cenas da novela Bicho do Mato. Os profissionais embarcaram literalmente na aventura de gravar diante de paisagens tão exuberantes quanto a do Pantanal Mato-grossense. Para uma gravação, realizada no Ronco do Bugio, no km 32 da Transpantaneira, a equipe contou com 200 figurantes, um avião bimotor e toda estrutura de uma típica festa pantaneira.

Paulo Gorgulho e Denise Del Vecchio
Esta foi a terceira vez que Sérgio Reis e Almir Sater contracenaram juntos. A primeira vez foi em 1990, na novela "Pantanal" da extinta TV Manchete. A segunda foi em 1996, na novela "O Rei do Gado" da TV Globo, porém, a estreia de Sérgio no mundo em telenovelas aconteceu em 1982, na novela "Paraíso" também transmitida pela TV Globo.

A novela estreou com 20 capítulos gravados, contando com 50 atores no elenco. Cada capítulo foi orçado em 150 mil reais e três cotas de patrocínio, 50 mil a menos do que uma novela da globo.

Ana Beatriz Nogueira
Em Volta Redonda, no sul do Rio de Janeiro, a Record construiu uma fazenda cenográfica que fazia parte da trama, nela eram gravadas as cenas do núcleo rural. A tribo fictícia dos Guaporás foi erguida no mesmo local.

Renata Dominguez vive sua primeira protagonista em Bicho do Mato, seus personagens anteriores eram coadjuvantes.

A atriz Adriana Garambone teve que cortar e clarear os cabelos para viver a alcoólatra Silva Schiller.

Thaís Fersoza e André Bankoff
A PUC do Rio de Janeiro serviu de locação fixa para a novela, onde se passava uma boa parte da novela logo em seus capítulos iniciais.

Durante um pequeno período de tempo, o autor Tiago Santiago, passou de supervisor a responsável direto pelo que ia ao ar na novela. Inicialmente o autor foi convidado para fazer a redação final dos textos ao lado de Cristianne Fridman. Como a novela não estava conseguindo atingir as expectativas da emissora ele foi convocado para assumir o texto, mas logo Cristianne voltou a comandar a novela, que obteve êxito.

Almir Sater
A novela passou por três fases bem distintas. O início, com um texto mais leve e cômico; o "miolo", com profundas mudanças nas características físicas e psicológicas das personagens, além da entrada e saída de outros; e a reta final, marcada por cenas de ação.

A personagem Cecília, foi intoxicada por uma ação do vilão Ramalho (Jonas Bloch) em uns dos capítulos da trama. A personagem teve complicações em seu quadro de saúde e houve a necessidade de um transplante de fígado. A ideia da emissora era chamar atenção para a hepatite, pouco diagnosticada no país, e também abordar a questão da doação de órgãos.

Sérgio Reis
Devido à baixa audiência em sua Reprise, Bicho do Mato, acabou com menos de 90 capítulos e com vários cortes, sendo que na transmissão original a novela contou com 212 capítulos. Nos capítulos finais da reprise, Bicho do Mato chegou a ser exibida com quase duas horas diárias.

Jonas Bloch e André Bankoff
O assassinato do vilão Ramalho (Jonas Bloch) movimentou os momentos finais da trama. Assassinado em um parque de diversões, o personagem mudou os rumos da trama. Seu assassino foi revelado no último capítulo, tratava-se da jornalista Lili Sampaio vivida por Ana Beatriz Nogueira.



Elenco:
André Bankoff – Lucas (Juba)
Renata Dominguez – Cecília
Jonas Bloch – Ramalho Rodrigues
Beatriz Segall - Bárbara
Ewerton de Castro – Túlio
Regina Maria Dourado – Wanda
André di Mauro – Pedro
Miriam Freeland – Ruth
Marcos Mion – Emílio
Bia Seidl – Laura
Paulo Gorgulho – Alfredo
Denise Del Vecchio – Alzira
Adriana Garambone – Sílvia
Sérgio Reis – Geraldo
Almir Sater – Mariano
Ana Beatriz Nogueira – Lili Sampaio
Márcio Kieling – Otávio
Ana Rosa – Jurema
Luiz Guilherme – Camilo
Angelina Muniz – Francisca
Castrinho – delegado Maurinho
Marilu Bueno – Zulmira (Dinda Zuzú)
Renato Scarpin – Joel
Amandha Lee - Alberta
Jorge Coutinho – Hercílio
Thaís Fersoza – Tiniá
Cláudio Gabriel – Hilton
Gabriela Moreyra - Ana
Dáblio Moreira – Pitoco
Daniel Zettel – Rafael
Anna Tokiko – Maibi
Jean Fercondini – Nicolau
Lívia de Bueno – Daniela
Gustavo Mello – Eduardo
Luciana Bessa – Paula
Roberto Bontempo - Piauí
Valéria Alencar - Iara
Janaína Lince – Maria Elisa
Sacha Bali - Carlos
Juliana Mesquita – Graça
Matheus Rocha - Teleco
Lívia Rossi – Juliana
Raphael Viana – Irú
Vanessa Machado – Rosana
Sérgio Malheiros – Leopoldo
Juliana Xavier – Jaci
Pedro Saback – Gui
Letícia Medina – Maria Margarida


Trilha Sonora
Retratos do Brasil - Sérgio Reis e João Caetano
Me Namora - Edu Ribeiro
So Right So Wrong - Conttato 
Unwritten - Deeva 
Déjà Vu – Pitty
Os Dias - Reação em Cadeia 
No rastro da Lua cheia - Almir Sater
Lua Nova - Almir Sater 
Do muito e do pouco - Oswaldo Montenegro e Zé Ramalho
Roleta- Banda DS
Mulher de Hoje em dia - Alexandre Pires
Terras Altas - Alexia Bomtempo
Zóio Preto Matador - Chico Lôbo 
Sexo & Luz - Gal Costa e Lokua Kanza
Saudade Morena - Rionegro & Solimões
Outro Dia - Banda Mahais
Verdade - Alex Goes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize