segunda-feira, 9 de março de 2015

Especial Novelas: Champagne (1983)


Tony Ramos
A história começa no ano de 1970, durante uma festa, onde a empregada da casa, Zaíra (Suzane Carvalho), é encontrada morta. Treze anos depois, o principal suspeito, Gastão (Sebastião Vasconcelos), com a ajuda do filho Nil (Tony Ramos), pede a reabertura do processo para tentar provar sua inocência. Acusado de matar a jovem, Gastão fugiu do Rio de Janeiro, temendo ser injustiçado. Após muitos anos, ele decide voltar e provar sua inocência. A decisão tem consequências para a vida de todos os envolvidos no caso, especialmente para Zé Brandão (Jorge Dória), Ralph (Cláudio Corrêa e Castro), Jurandir (Mauro Mendonça), Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer), Renan (Nuno Leal Maia) e Lúcio (Cecil Thiré). Os seis amigos, que há 13 anos não se viam, desde a morte de Zaíra, voltam a ter contato após a inauguração do bar Champagne, de propriedade de Renan.

Irene Ravache e Antônio Fagundes
Outra trama importante em Champagne é o encontro de Antônia Regina (Irene Ravache) e João Maria (Antonio Fagundes), dois ladrões de joias. Ela tem a intenção de ser uma espécie de Robin Hood, tirando dos ricos para dar aos pobres. Rouba joias e objetos de valor, empenha-os e distribui o dinheiro a orfanatos e instituições que cuidam de idosos e deficientes. João Maria, por sua vez, é um advogado falido, sem dinheiro sequer para pagar o condomínio do apartamento em que mora com a mãe, dona Ana Luísa (Henriqueta Brieba). Rouba para manter o status da família. Sua mãe é de origem aristocrata e vive como se ainda estivesse no passado. 

Beatriz Segall
Apesar de poucos recursos, ela não abre mão de seus bens: a casa em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro; o apartamento no Parque Guinle, na Zona Sul do Rio; os objetos de arte. O fiel mordomo da família, Napoleão (Magalhães da Graça), é o grande amigo de Ana Luísa, com quem ela troca recordações dos áureos tempos.Antônia Regina e João Maria vivem se encontrando em festas e eventos, onde tentam aplicar seus golpes e trambiques, inclusive um no outro. Surge uma animosidade imediata entre os dois, e eles se esforçam para esconder a grande atração que sentem um pelo outro. Ao longo da trama, eles não resistem e acabam se entregando à tórrida paixão. Os dois, no entanto, têm de enfrentar um grande problema: João Maria é noivo de Bárbara (Carla Camurati), irmã de Antônia Regina.

Tramas Paralelas:

Mauro Mendonça
Nil e suas mulheres
Além de lutar para provar a inocência do pai, Nil (Tony Ramos) é assediado por três belas mulheres: Marly (Solange Theodoro), a namorada oficial, uma jovem suburbana e simplória; Anita (Louise Cardoso), uma astróloga muito sofisticada; e Eli (Lúcia Veríssimo), um meio-termo entre as outras duas. Nil é um homem bruto, grosseirão, sem o menor cuidado com as mulheres. Trata-as rispidamente e não é nem um pouco romântico. Vende sanduíches na praia e seu maior sonho é poder reunir a família, que acabou se desestruturando desde que seu pai, Gastão (Sebastião Vasconcelos), fora acusado de assassinato. Sua mãe, Adélia (Eloísa Mafalda), é uma mulher amargurada que, no fundo, não acredita na inocência do marido.

Irene Ravache
Antônia Regina
A mãe de Antônia Regina (Irene Ravache) e Bárbara (Carla Camurati), Inês (Monah Delacy), é mais uma personagem importante em Champagne. Inteiramente desligada, nunca percebe muito bem o que acontece à sua volta. Bem-humorada e cheia de vida, protagonizou cenas hilárias da história. A novela conta ainda o drama de Dinah (Marieta Severo), mulher de Zé Brandão (Jorge Dória), com quem tem um filho, Gregório (Cássio Gabus Mendes). Insegura e muito frágil, ela tem uma vida vazia e sofre com o casamento, pois é hostilizada pelo marido.

Marieta Severo e Jorge Dória
Curiosidades:
Champagne foi a primeira novela de Cassiano Gabus Mendes exibida às 20h. Os enredos anteriores foram criados para as 19h, horário considerado mais apropriado para tramas de comédia, marca do autor. Em 1990, ele voltaria a escrever uma novela para o horário das 20h: Meu Bem, Meu Mal.

Depois de muito tempo sem atuar em televisão, a atriz Marieta Severo voltava às novelas da TV Globo interpretando a personagem Dinah. Seu último trabalho na emissora havia sido na novela O Homem Proibido (1967).

Lúcia Veríssimo e Cássio Gabus Mendes
Em Champagne, Beatriz Segall, que sempre interpretava mulheres ricas e grã-finas, viveu pela primeira vez uma mulher pobre e simples, a Euníce.

Para caracterização do personagem Nil, o ator Tony Ramos deixou crescer um bigode ralo, segundo ele, inspirado em Clark Gable.

Sebastião Vasconcellos
A cena em que a identidade da amante de Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer) é revelada foi gravada com as três personagens suspeitas, Dinah (Marieta Severo), Gilda (Isabel Ribeiro) e Tereza (Ilka Soares).Cassiano Gabus Mendes queria manter o suspense e evitar que o segredo fosse descoberto antes do capítulo ir ao ar.

Champagne foi vendida para Argentina, Bolívia, Colômbia, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Elenco:
Tony Ramos – Nil

Irene Ravache – Antônia Regina
Antônio Fagundes – João Maria
Beatriz Segall – Eunice
Armando Bogus – Farid
Marieta Severo – Dinah
Nuno Leal Maia – Renan
Mauro Mendonça – Jurandir
Eloísa Mafalda – Adélia
Jorge Dória – Zé Brandão
Sebastião Vasconcelos – Gastão
Louise Cardoso – Anita
Cláudio Correa e Castro – Ralph
Lúcia Veríssimo – Eliana
Carlos Augusto Strazzer – Ronaldo
Carla Camurati – Bárbara
Cecil Thiré – Lúcio
Ilka Soares – Tereza
Dionísio de Azevedo – Juca
Maria Helena Dias – Olívia
Luís Carlos Arutin – Camilo
Monah Delacy – Inês
Oswaldo Louzada – Aristides
Henriqueta Brieba – Dona Luisinha
Cássio Gabus Mendes – Greg
Maria Isabel de Lizandra – Verônica
Solange Theodoro – Marli
Carlos Gregório – Dirceu
Isabel Ribeiro – Gilda
Lídia Mattos – Carlota
Irving São Paulo – Zé Rodolfo
Cláudia Magno – Mariah
Ísis de Oliveira – Simone
Luiz Serra – Dinaldo
Cidinha Milan – Zenilda
Marcos Mello – Tadeu
Mila Moreira – Fernanda
Priscilla Rozenbaum – Cíntia
Suzane Carvalho – Zaíra


Trilha Sonora

Nacional

Raio X – Rita Lee

A Linha e o Linho – Gilberto Gil
Aconteceu Você – Fafá de Belém
Como a Brisa – Bruno
Bons Tempos – Mariana
Dor Romântica – Wando
Casanova – Ritchie
Mulher da Vida – Simone
Mais Uma Chance – Edinho Santa Cruz
Doce Presença – Nana Caymmi
Saia Rodada – Olívia Hime
Quem Me Dera – Gilliard
Que Trabalho é Esse – Paulinho da Viola
Samba de Verão – Marcos Valle


Internacional

Gimme The Good News – Crocodile Harris

All Night Long – Lionel Richie
You And I – Kenny Rogers & Barry Gibb
I Am What I Am – Gloria Gaynor
Just My Imagination – Lillo Thomas
Just Can't Help Believing – Boystown Gang
My Lady – James Othis White Jr.
As Time Goes By – Willie Nelson e Julio Iglesias
Heart And Soul – Huey Lewis
Is This the End? – New Edition
Sunshine Reggae – Laid Back
Sorry – The Sixties
Making Love Out of Nothing at All – Fresh Air
Champagne – Manolo Otero

Abertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize