segunda-feira, 16 de março de 2015

Especial Novelas: De Corpo e Alma (1992)


Cristiana Oliveira e Tarcísio Meira
A novela discutiu doação de órgãos e transplantes por meio de uma história de amor. Diogo (Tarcísio Meira) é um juiz íntegro, reconhecido profissionalmente, casado com a submissa Antônia (Betty Faria), com quem mantém uma relação de aparências, apenas para preservar a instituição familiar. Diogo se apaixona perdidamente por Bettina (Bruna Lombardi), e os dois vivem um caso. Decididos a assumirem de vez a paixão, Diogo e Bettina planejam uma viagem juntos, mas ele acaba não tendo coragem de abandonar Antônia e deixa a amante esperando no aeroporto. Ao perceber que está sozinha, Bettina se desespera e sofre um grave acidente de carro. Sua morte cerebral é diagnosticada, e seu coração é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira), uma jovem com sérios problemas cardíacos e que só sobreviveria se conseguisse uma doação.

Tarcísio Meira e Bruna Lombardi
Ao saber da morte de Bettina e do transplante de seu coração, Diogo, culpado, fica obcecado pela ideia de se aproximar de Paloma, achando que assim estaria próximo do coração da mulher que amou. Paloma é uma jovem que abandonou o noivo Tavinho (Hugo Gross) no altar para se casar com Juca (Victor Fasano), o primeiro namorado dela. Juca, por sua vez, esconde de Paloma que trabalha comostripper na boate Clube das Mulheres. Diogo conhece Paloma, e os dois se envolvem. Ela se apaixona perdidamente por ele sem saber que ele fora amante de sua doadora.

Tramas Paralelas:

Nathália Timberg
Paloma
Apesar da felicidade pelo sucesso do transplante, a família de Paloma (Cristiana Oliveira) – o pai Domingos (Stênio Garcia), a mãe Lacy (Marilu Bueno) e a irmã Yasmin (Daniela Perez) – tem de enfrentar a perseguição da ardilosa Nágila (Nathalia Timberg). Mãe de Tavinho (Hugo Gross), Nágila não se conforma com a crise depressiva que seu filho tem depois de ter sido abandonado por Paloma. Para se vingar da moça, ela usa seu poder para tomar a casa e a transportadora do pai da jovem, fazendo com que a família passe por dificuldades financeiras. Domingos, Lacy, Paloma e Yasmim se vêem obrigados a se mudar para o Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, e a se acostumar a viver com um padrão de vida simples. Decidida a recomeçar o negócio do pai, Paloma (Cristiana Oliveira) se associa a Bira (Guilherme de Pádua), e os dois colocam um ônibus ilegal para circular na Zona Norte do Rio de Janeiro. Essa foi a maneira encontrada pela autora para discutir a questão dos ônibus piratas, muito em voga na época da exibição da novela.

José Mayer
Vidal
De Corpo e Alma apresentava ainda Edílson Vidal (Carlos Vereza), um homem misterioso que trabalha como garçom no Clube das Mulheres, se aproxima de Juca e passa a ser uma espécie de mestre para o rapaz. Inteligente e intelectualizado, Vidal tem habilidade com as palavras e, com naturalidade, cita Platão, Kant e Nietzsche em suas afirmações. Vidal exerce forte poder sobre Juca, manipulando o rapaz a tal ponto que ele começa a agir conforme as orientações do garçom. Seguindo instruções de Vidal, Juca se aproxima de Stella (Beatriz Segall), uma mulher rica, ousada e independente que frequenta o Clube das Mulheres. Stella e Juca iniciam um romance, e Vidal continua a manipular o rapaz, orientando suas atitudes. Ao longo da narrativa, o mistério envolvendo Vidal vai sendo desvendado. Na realidade, Vidal se aproximou de Juca com o objetivo de se vingar de Stella. Os dois se conheceram há 30 anos, quando Stella, já rica, usou seu poder de sedução com o jovem garçom. Ciente da paixão de Vidal, Stella fez dele gato e sapato, abusando de seu amor e devoção. Nessa mesma época, Vidal envolveu-se com o jogo clandestino e acabou preso. Ao sair da prisão, resolve se vingar da mulher que o desprezou e vê em Juca a peça ideal para seu jogo. No último capítulo da novela, depois de ser denunciado por Juca, Vidal é perseguido pela polícia. Sem alternativa de fuga, ele se joga dos Arcos da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, e morre, em uma cena marcante da novela.

Betty Faria
Curiosidades:

De Corpo e Alma marcou a estreia da atriz Cristiana Oliveira na TV Globo, depois do sucesso como Juma Marruá na novela Pantanal, da extinta TV Manchete, exibida em 1990.

Através de Reginaldo (Eri Johnson), a novela falou sobre o movimento gótico nascido na Alemanha durante a década de 70 e discutiu as contradições comportamentais dos seguidores desse movimento. Reginaldo tinha uma aparência agressiva – vestia-se de preto, usava garras nos cintos –, mas agia como um poeta do final do século, um ultrarromântico.

Eri Johnson
A novela também falou das aspirações do homem contemporâneo, como o direito de ser vaidoso, frágil e até sustentado pela companheira. Também estava em discussão a relação entre mulheres de diferentes idades com os chamados homens-objetos ou garotos de programa. Esse tema foi explorado através da relação entre o stripper Juca (Victor Fasano) e Stella (Beatriz Segall), uma mulher rica e bem mais velha.

Betty Faria também se sentiu desafiada na criação de sua personagem. Antônia era o oposto de tudo o que a atriz sente, de tudo em que acredita. Não aceitava a submissão e a baixa estima da personagem. Não entendia como ela aceitava ser maltratada e ainda vivia a rastejar por amor.

Beatriz Segall e Victor Fasano
O ator Victor Fasano contou com aulas especiais para desenvolver as coreografias que seu personagem dançava no Clube das Mulheres.

Gloria Perez teve o apoio das pesquisadoras Jussara Xavier e Adriana Tayah para desenvolver os temas abordados na história. A equipe de pesquisa obteve informações médicas – inclusive no que se refere ao transporte de órgãos – e jurídicas imprescindíveis à trama.

Daniella Perez e Stênio Garcia
No dia 28 de dezembro de 1992, uma tragédia abalou a equipe da novela. A atriz Daniela Perez, filha da autora, e interprete da personagem Yasmin, foi assassinada pelo ator estreante Guilherme de Pádua e por sua mulher na época, Paula Thomaz. Na trama, Guilherme de Pádua vivia o personagem Bira, com quem Yasmin tinha um romance. Durante os sete dias após o crime, os autores Leonor Bassères e Gilberto Braga assumiram a responsabilidade de escrever os capítulos e apresentar uma alternativa para o desaparecimento dos dois personagens. Depois de uma semana, Gloria Perez retomou o trabalho e conduziu a novela até o fim. A autora incluiu mais dois assuntos polêmicos na trama: a morosidade da Justiça e a inadequação do Código Penal.

Eva Todor
Ao final do primeiro capítulo de De Corpo e Alma sem Daniela Perez, os atores e o diretor Fabio Sabag prestaram uma homenagem à atriz com depoimentos gravados. Uma viagem de estudos foi a solução encontrada pelos autores para explicar a saída de Yasmin da história. Bira simplesmente deixou de existir.

De Corpo e Alma teve coprodução de uma emissora portuguesa, a Sociedade Independente de Comunicação (SIC). Na época, a Rede Globo era detentora de 15% das ações do canal português. A novela foi exibida simultaneamente em Portugal.

Maria Zilda
Ações Socioeducativas:
Ao abordar a questão dos transplantes de órgãos, Gloria Perez mostrou os problemas que os pacientes enfrentam para a obtenção dos órgãos, as dificuldades da própria doação, a rejeição e os problemas entre as famílias de doadores e receptores. Na semana de estreia da novela, o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, que estava há dois meses sem uma única doação, recebeu nove órgãos para transplante. A autora destaca que sua intenção não era resolver o problema, mas levantar a discussão.

Na novela, a campanha para doação de órgãos foi levantada por Domingos, personagem de Stênio Garcia. É ele quem luta por um coração para a filha, Paloma (Cristiana Oliveira). Para o ator, seu personagem teve uma função social, tendo ajudado a esclarecer os brasileiros acerca da doação de órgãos no país.

Fábio Assunção
A novela discutiu o direito de guarda de uma criança, já explorado por Gloria Perez em Barriga de Aluguel (1990), também de sua autoria. Em De Corpo e Alma, a questão era entender o que acontece a um casal que descobre que a criança criada e educada por eles não é sua filha biológica. Ao longo da história, descobre-se que Júnior (Aron Hassan) e Pinguim (Eduardo Caldas) foram trocados na maternidade. Júnior tem a cor de pele bem mais escura que a de seus pais, Caíque (José Mayer) e Bia (Maria Zilda Bethlem). Na realidade, o casal é pai de Pinguim, registrado por Terê (Neusa Borges) e Vado (Tonico Pereira), pais verdadeiros de Júnior.


Elenco:
Cristiana Oliveira – Paloma

Tarcísio Meira – Diogo
Beatriz Segall – Stela
José Mayer – Caíque
Maria Zilda Bethlem – Bia
Victor Fasano - Juca
Bruna Lombardi – Betina
Carlos Vereza – Vidal
Betty Faria – Antônia
Stênio Garcia – Domingos
Nathália Timberg – Nágila
Fábio Assunção - Caio
Renée de Vielmond – Helena
Hugo Carvana – Agenor
Eva Todor – Calu
Vera Holtz – Simone
Guilherme Leme – Agenor
Márcia Rodrigues – Marisa
Daniella Perez – Yasmin
Eri Johnson – Reginaldo
Marilu Bueno – Laci
João Vitti – Nando
Carla Daniel – Sheyla
Hugo Gross – Tavinho
Ida Gomes – Bela
Ewerton de Castro – Guedes
Aracy Cardodo – Celinha
Mário Lago – Veiga
Lizandra Souto - Patty
Milton Gonçalves – juiz de menores
Maria Regina – Guiomar
Marcelo Faria – Beto
Guilherme de Pádua – Bira
Maurício Branco – Felipe
Márcia Real – Sálvia
Marcelo Picci – Atílio
Paulette – Inácio
Patrícia Novaes – Aninha
Tonico Pereira – Vado
Neuza Borges – Terê
Rejane Goulart – Júlia
Eduardo Caldas - Pinguim


Trilha Sonora:

Nacional

Capa: Maria Zilda

Contrato Assinado – Sandra de Sá

Minha Tentação – Wando 
Sonho Triste (Uno) – Julio Iglesias
Bate Coração – José Augusto 
Alguém no Céu – Trem da Alegria
Betina – André Sperling 
Teu Olhar – Hay Kay
Romance Rosa (Bachata Rosa) 
Fora de Ordem -Caetano Veloso
Atrás da Porta – Elis Regina 
Por Escrito – Pery Ribeiro
Homem de Rua – Erasmo Carlos 
Raio de Luz – Simone
Sofrendo Por Amor – André Sperling


Internacional

Capa: Eri Johnson

Rhythm Is a Dancer – Snap

The One – Elton John
Mama’s Always On Stage – Arrested Development 
Under The Bridge – Red Hot Chili Peppers 
Am I The Same Girl? – Swing Out Sister 
Crucify – Tori Amos
Sexual – Goddess 
Caruso – Lucio Dalla
For Your Babies – Simply Red 
Rock Me Baby – Babyroots 
Wishing On a Star – The Cover Girls (Tema de Yasmim) 
Sweet Ragga Music – Nabby Clifford featuring Alex Lucas & Julio C.
Hazard – Richard Marx
Command – Traffic Lights

Você Tá Muito Boa – Clericó Con Cola 






Abertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize