terça-feira, 24 de março de 2015

Netanyahu se desculpa por atacar árabes na campanha


“Sei que as coisas que disse há alguns dias feriram alguns cidadãos e feriram os árabes de Israel. Não tive a intenção de fazê-lo e me desculpo por isso”. Desta forma, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, vencedor das últimas eleições, se desculpou, nesta segunda-feira (23/03), pelas palavras ditas durante a campanha eleitoral.

Em um vídeo no qual convocava seus eleitores a comparecer ao pleito, o premiê havia dito que árabes estavam “indo votar em massa”, em ônibus pagos pela esquerda. O pedido de desculpas foi feito em uma reunião com membros da comunidade árabe na residência do premiê. Ele disse saber que seus comentários ofenderam alguns cidadãos israelenses membros da comunidade árabe israelense. “Esta nunca foi minha intenção”, ressaltou.

Os pedidos de retratação feitos por Netanyahu não foram, entretantos, bem recebidos pela comunidade árabe-israelense. O deputado da Lista Conjunta, que congrega os partidos árabes, Yusef Jabareen, advogado especialista em direitos das minorias, afirmou que Netanyahu apresentou “o voto de alguns cidadãos que já sofrem discriminação como se se tratasse de uma frente que provoca temor e preocupação”. E provocou: “Imagina se o primeiro-ministro de um país europeu advertisse, em um vídeo, sua preocupação pelo alto índice de eleitores judeus no país?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize