terça-feira, 24 de março de 2015

Morre Cláudio Torres, guerrilheiro do sequestro do embaixador dos EUA em 69


Morreu Cláudio Torres da Silva, guerrilheiro que em 1969 participou do sequestro do embaixador dos Estados Unidos. Naquele mesmo ano Torres foi preso e padeceu com a barbárie da tortura institucionalizada pela ditadura. Ficou sete anos em cana.

O corpo do gaúcho nascido há 70 anos foi encontrado ontem em São Paulo. É provável que Torres tenha morrido por causa de acidente vascular cerebral _ele já havia sofrido dois.

O velório começou na manhã desta terça-feira. Às 13h, haverá uma cerimônia de despedida, antes da cremação, no Cemitério Memorial Parque Paulista, no município de Embu das Artes.

O embaixador Charles Burke Elbrick foi raptado no Rio no começo da tarde de 4 de setembro de 1969.

No Cadillac em que ele e seu motorista se dirigiam para a embaixada, entraram quatro militantes da oposição armada: Virgílio Gomes da Silva, Manoel Cyrillo de Oliveira Neto, Paulo de Tarso Venceslau e, ao volante, o ex-líder estudantil Cláudio Tores.


Virgílio, Cyrillo e Venceslau militavam na Ação Libertadora Nacional. Cláudio, na organização que a partir de então se rebatizou como Movimento Revolucionário 8 de Outubro, o MR-8. O embaixador foi devolvido são e salvo, três dias mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize