terça-feira, 19 de maio de 2015

Deslizamento de terra deixa mais de 60 mortos na Colômbia


Passa de 60 o número de mortos no deslizamento de terra na cidade de Salgar, na Colômbia. Oitenta pessoas estão desaparecidas. Cento e sessenta bombeiros procuram os desaparecidos no meio da lama. O presidente Juan Manuel Santos declarou estado de calamidade pública na região. O deslizamento de terra aconteceu na madrugada de segunda-feira (18), depois de mais de dez horas de chuva forte. A lama desceu o monte e arrastou as casas e tudo o que tinha pelo caminho. A população foi pega completamente de surpresa. Eles estavam dormindo quando o morro veio abaixo.

Não houve nenhum alerta de perigo por parte das autoridades. Uma moradora da região diz que ninguém espera que uma tragédia como essa aconteça e lamenta a perda de vizinhos e dos amigos. Ela, a filha e a neta se salvaram. O vilarejo fica no pé da montanha e é cercado por rios. A área é considerada de alto risco em épocas de chuva. Trinta casas foram completamente destruídas e muitas ficaram com a estrutura abalada.


Os corpos das vítimas estão sendo levados para o cemitério. De lá, vão para Medellín para serem identificados. As pessoas fazem fila em busca de notícias sobre os desaparecidos. A região da tragédia é importante produtora de café e está em uma área de difícil acesso, a oito horas da zona urbana, o que, segundo as autoridades, dificultou o alerta à população. O governo prometeu indenização de US$ 6.500 para cada morte e ajudar os sobreviventes a reconstruírem suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize