segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como preparar a casa para as festas e receber bem amigos e familiares


A noite de Natal e o almoço do dia 25 - ao contrário do Réveillon - costumam ganhar os contornos de festas mais íntimas, para pessoas queridas como familiares e amigos próximos. Mas esse caráter reservado não denota que a ocasião inspire menos cuidados em sua organização. Assim, quem vai receber e celebrar em casa precisa planejar. Sem muita complicação, mas com um pouco de atenção aos detalhes, é possível deixar qualquer ambiente bonito, confortável e no clima certo para inspirar os convidados – afinal, é hora de festejar o ano que vai terminando e tomar fôlego para o que vem por aí. 

Acompanhe algumas dicas e veja como preparar a sua casa para a festa dos dias 24 e 25 de dezembro e para a virada no dia 31:

Calcule o número de convidados
Uma festa confortável comporta no máximo duas pessoas por metro quadrado. A lista ultrapassou um pouco o tamanho ideal? Simples! Abra mais espaço nas áreas sociais guardando alguns móveis. Retire aqueles itens que não serão aproveitados durante a festa, como mesas de centro muito baixas e revisteiros, e guarde-os no quarto. Assim, se o número de convidados exceder muito o espaço disponível no apartamento ou casa, considere outras opções, como alugar o salão de festas do condomínio ou um espaço para eventos.

Retire excessos dos móveis
Deixe o mínimo de objetos nas mesas laterais, de centro e estantes. Ficam enfeites temáticos, como bonecos do Papai Noel e vidros cheios de bolas coloridas, e saem vasos de cristal, por exemplo. Quem espera receber crianças deve redobrar esse cuidado e retirar do alcance dos pequenos tudo o que for frágil e quebrável. Evite, também, colocar faixas e balões nas paredes: esses recursos dão peso aos espaços, além de causar possíveis estragos ao acabamento e à própria celebração. 

Monte uma mesa bonita
Escolha uma toalha bonita, de uma cor só ou com motivos natalinos, para compor a mesa principal. Para enfeitar, um arranjo central de flores ou frutas e um par de castiçais são suficientes. Com mais elementos, a mesa pode ficar visualmente poluída. Se dispuser de um aparador, use-o para acomodar os utensílios de servir e consumir. Coloque os copos lado a lado e organize os talheres, apoiando as facas nos dentes dos garfos a fim de montar conjuntos. Com os pratos, monte pilhas e tente manter uma coerência de cores e estilos para as louças. Copos, pratos e talheres de plástico devem ser evitados, pois tiram a elegância da festa. O uso de guardanapos de papel é liberado, mas dê preferência aos mais grossos e coloridos em verde, vermelho ou dourado e coloque-os dobrados sobre o aparador ou a mesa, preferencialmente sobre uma bandejinha ou um pratinho bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize