domingo, 16 de dezembro de 2012

Especial Novelas - Anjo Mau (1997)



Anjo Mau é uma adaptação da novela homônima escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida pela TV Globo em 1976. Diferentemente da versão original, que se passava no Rio de Janeiro, o remake tem São Paulo como cenário. A novela traz como protagonista e personagem-título a ambiciosa e dissimulada Nice (Glória Pires), cujo lado obscuro só é conhecido pelo telespectador. Filha adotiva de Augusto (Cláudio Corrêa e Castro) e Alzira (Regina Dourado), ela busca ascensão social a qualquer custo. A mãe, uma mulher amargurada, é a única capaz de perceber a perversidade da filha, mantendo-se sempre atenta a seus passos.

Inconformada com sua vida, que considera medíocre e sem perspectivas, Nice se enche de esperança quando surge uma oportunidade de trabalho na mansão dos Medeiros, onde seu pai é motorista há anos. Ela aceita a vaga de babá do filho de Stela (Maria Padilha) e logo percebe em Rodrigo (Kadu Moliterno), irmão da patroa, uma saída para seus problemas. Nice decide conquistá-lo, apesar de ele ser noivo de Paula (Alessandra Negrini), e passa por cima de todos para atingir seu objetivo, mas se apaixona de verdade. Nice acaba fazendo Rodrigo descobrir o romance de Paula com seu próprio irmão, o bon vivant Ricardo (Leonardo Brício). Arrasado, Rodrigo se torna um homem insensível, que não mais acredita nas mulheres. Para se vingar da ex-noiva, ele passa a sair com Nice, mas logo se sente culpado por estar usando a empregada. Desolado, começa a se relacionar também com Lígia (Lavínia Vlasak), que pertence à sua classe social e é apaixonada por ele desde menina. Mas Luiz Carlos (Márcio Garcia), irmão de Nice, também se envolve com a moça, e torna-se a maior arma da babá para tirá-la do caminho de Rodrigo.

Enquanto isso, o mecânico Julio (Luciano Szafir), ex-namorado de Nice, sofre por seu amor. Bonito e charmoso, ele atrai todos os tipos de mulheres, mas só tem olhos para a amada, cujo carinho passa a novela toda mendigando, em vão. No decorrer da trama, Nice descobre que é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de tê-la abandonado em um orfanato, Alzira se arrependeu e buscou a criança, sem nunca revelar seu segredo a ninguém. Mas a mãe nunca conseguiu amar a filha, mal escondendo sua rejeição ao longo de todos aqueles anos. Nice finalmente consegue se casar com Rodrigo e engravida. O parto, porém, não é tranquilo, e a ex-babá, com graves complicações de saúde, fica à beira da morte. No leito do hospital, ela recebe a visita de Alzira, que pede desculpas à filha por tê-la rejeitado, e de Rodrigo, que declara seu amor e implora que ela não o abandone sozinho com o filho. Mas Nice desfalece e entra em coma, deixando o marido desesperado.

 Tempos depois, Nice reaparece na casa de Rodrigo, durante um jantar que reúne toda a família Medeiros. Todos ficam muito surpresos com sua chegada, e a ex-babá diz que vai embora com seu filho para se conhecer melhor e resgatar a pessoa boa que ela sabia que era. A novela termina quando Nice, com seu bebê nos braços, tem uma grande surpresa ao encontrar Rodrigo no mesmo avião em que vai viajar. Na última cena, os dois brindam ao começo de uma nova vida.

TRAMAS PARALELAS
 
Tadeu e Stela
Anjo Mau tem como um de seus destaques o divertido casal Tadeu (Daniel Dantas) e Stela (Maria Padilha). Homem honesto, de origem humilde, Tadeu tem de provar, a todo instante, que não se casou por dinheiro. Mas, apesar da boa índole, no passado ele abandonou Goreti (Lilia Cabral) grávida, e escondeu o fato de todos. Agora ele tenta conquistar o amor da filha, a jovem Simone (Samara Felippo), sem que Stela saiba. Goreti, no entanto, tem medo de que a filha se deslumbre com a vida de rico do pai. Depois que a história vem à tona, Tadeu conta toda a verdade para Stela, e os dois terminam felizes. Simone, feliz com o acerto de contas entre o pai e a mãe, torna-se uma estilista bem-sucedida e viaja para a Europa em companhia do namorado, Bruno (Emilio Orciollo Netto).

Cor da pele
Um dos temas abordados em algumas tramas foi a valorização da etnia negra. Na mais importante delas, a fútil Tereza (Luiza Brunet), que se casou por interesse com Rui (Mauro Mendonça) e teve os filhos Paula (Alessandra Negrini) e Bruno (Emilio Orciollo Netto), esconde de todos sua verdadeira origem. Ela é filha de Cida (Léa Garcia), uma mulher negra, bondosa e resignada, que convive com a rejeição da filha sem questioná-la. Costureira, Cida vive modestamente, à margem da vida glamurosa e sofisticada de Tereza. Cida é, ainda, mãe adotiva de Vivian (Taís Araújo), uma ex-menina de rua que se tornou uma brilhante aluna, enchendo de orgulho a mãe de criação. Ao longo da novela, Vivian e Bruno se apaixonam, e a jovem passa a sofrer forte perseguição de Rui, que não tolera que o filho se relacione com uma negra. 

É o próprio Bruno quem descobre a verdade sobre sua avó e conta tudo ao pai. Indignado, Rui expulsa o filho e a mulher de sua vida. No final da novela, Cida é finalmente reconhecida por Tereza, e Rui acaba preso por suas falcatruas políticas. Com abuso de poder, porém, ele vai se esquivando de sua pena até o final da novela. Vivian e Bruno rompem a relação, mas se tornam grandes amigos. Ela se casa com Ricardo, depois que este abandona a fútil Paula. É graças à convivência com Vivian que Ricardo se transforma em um bom sujeito. Bruno, por sua vez, chega ao fim da trama namorando Simone (Samara Felippo). Já Paula, depois do fim do relacionamento com Ricardo, assume seu deslumbramento por dinheiro e se casa com o rico e corrupto político Olavinho (Gabriel Braga Nunes), fazendo planos de morar em Brasília e se tornar primeira dama.

CURIOSIDADES
Anjo Mau marcou duas importantes estreias: a do diretor Carlos Manga em novelas, depois de 50 anos de carreira, e a da autora Maria Adelaide Amaral que, pela primeira vez, assinava uma novela sozinha, após colaborar com Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu em outras produções. Maria Adelaide Amaral fez muitas modificações na história, e criou novos núcleos e personagens para adequar a trama ao ritmo e à linguagem das telenovelas do final da década de 1990.

 Os nomes de alguns personagens foram trocados no remake. O patriarca da família Medeiros se chamava Edmundo na versão original, tendo sido rebatizado de Eduardo na nova versão.

Beatriz Segall e Glória Pires se reencontraram anos depois do sucesso de Vale Tudo.

Assim como na novela exibida em 1976, o casal Stela (Maria Padilha) e Tadeu (Daniel Dantas) foi um sucesso. No original, os dois foram interpretados por Pepita Rodrigues e Osmar Prado, sendo que o personagem Tadeu se chamava Getúlio. Susana Vieira, a Nice da versão original, fez uma participação especial no último capítulo, como a nova babá contratada pelos Medeiros.

Na primeira versão de Anjo Mau, Nice morre no parto. Maria Adelaide Amaral, autora do remake, já havia decidido que não a mataria – muitos telespectadores se manifestaram contra a morte da personagem –, mas chegou a pensar em escrever para a babá um final semelhante ao da personagem Nora, da peça Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen: ela iria embora sozinha. O desejo do público, porém, falou mais alto, e Nice terminou ao lado de Rodrigo.

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Por meio de novos personagens e tramas que não existiam na versão original da novela, o remake abordou temas como a diferença de classes e o preconceito racial. A personagem Vivian (Taís Araújo) combate o racismo e defende os direitos dos negros, atuando como porta-voz de questões como a participação no mercado de trabalho e o acesso às universidades.

Anjo Mau também abordou a violência sexual, por meio da tentativa de estupro de Vivian por Ricardo (Leonardo Brício). Após a agressão, Vivian se dirige ao Instituto Médico Legal e submete-se a exame de corpo de delito. A novela informou todos os passos que a mulher deve tomar em um caso como esse. Na trama, Ricardo se transforma em uma pessoa melhor, desculpa-se, e é absolvido em seu julgamento. Ele e Vivian se casam no final da trama.

A reinserção social de um menor abandonado foi outra questão importante inserida na novela. Atendendo a um pedido de Ricardo, que passou a dedicar-se às causas sociais, Alzira (Regina Dourado) adota um menino de rua, dando-lhe a oportunidade de conviver em família. Em seguida, cria um orfanato em sua própria casa.

Elenco: 
Glória Pires - Eunice Noronha (Nice)
Kadu Moliterno - Rodrigo Medeiros
Alessandra Negrini – Paula Novaes
Leonardo Brício - Ricardo Medeiros
Maria Padilha – Stella Medeiros Facchini
Daniel Dantas – Tadeu Facchini
Regina Dourado – Alzira Noronha
Cláudio Corrêa e Castro – Augusto Noronha
Luiza Brunet – Teresa Novaes
Mauro Mendonça – Rui Novaes
Beatriz Segall – Clotilde Jordão (Clô)
Jackson Antunes – Frederico Jordão (Fred)
Lilia Cabral – Goretti Garcia
Lavínia Vlasak – Lígia Abreu Furtado
Márcio Garcia – Luís Carlos Noronha
Gabriel Braga Nunes – Olavo Jordão Ferraz (Olavinho)
Ariclê Perez – Elisinha Jordão Ferraz
José Lewgoy – Eduardo Medeiros
Mila Moreira – Marilu Abreu Furtado
Bel Kutner – Helena Jordão Ferraz
Raul Gazolla – Ciro Furtado
Taís Araújo – Vivian
Emílio Orciollo Neto – Bruno Novaes
Samara Felippo – Simone Garcia
Luciano Szafir – Júlio
Léa Garcia – Cida
Luis Melo – Muller
Nelson Xavier – Manoel
Carolina Kasting – Ucha Vidigal
Sérgio Viotti – Américo Abreu
Ana Beatriz Nogueira – Maria Eduarda Medeiros (Duda)
Luís Salém – Benny Garcia
Thelma Reston – Tiana
Ada Chaseliov – Dora
Júlio Braga – Aragão
Sérgio Mamberti – Otávio Ferraz
Otávio Muller – Caio
Licurgo Spínola – Celso
Carlos Kroeber - Conrado Medeiros

Bruno e Tiago - Téo (Teodoro Medeiros)

Trilha Sonora:
  1. "Ser Igual é Legal" - Vânia Abreu
  2. "Cruzando Raios" - Orlando Morais (tema de abertura)
  3. "Sonhos Não São Impossíveis (Killing Me Softly)" - Adriana
  4. "Hiper Conectividade" - Lulu Santos
  5. "Ai Mouraria" - Roberto Leal
  6. "Meu Mundo E Nada Mais" - Guilherme Arantes
  7. "Menina Moça" - Miltinho & Luiz Melodia
  8. "Um Amor, Um Lugar" - Fernanda Abreu e Herbert Vianna
  9. "O Sonho Acabou" - Roupa Nova
  10. "Estrela Do Meu Céu" - Cláudio Goldman
  11. "Un Jour Tu Verras" - Maysa
  12. "A História de Lili Brown" - Leila Pinheiro
  13. "Eu Sei Que Vou Te Amar" - Anna Lengruber
  14. "Moon River" - Roger Henri

  1. "Cantare E' D'Amore" - Amedeo Minghi
  2. "So Beautiful" - Chris de Burgh
  3. "Santería" - Sublime
  4. "Bésame Mucho" - Luis Miguel
  5. "Truly Madly Deeply" - Savage Garden
  6. "Virtual Insanity" - Jamiroquai
  7. "Let's Stay Together" - Big Mountain
  8. "Solo en Ti (Only You)" - Enrique Iglesias
  9. "Who Will Save Your Soul" - Jewel
  10. "Mouth" - Joan Evans
  11. "How Come, How Long" - Stevie Wonder & Babyface
  12. "Love 4 Two" - Lulu Joppert
  13. "I'd Love You To Want Me" - Lord Magoo
  14. "What do You Want for Me?" - Monaco

    Abertura da Novela

    Último Capítulo

    Chamada da Novela

    Capítulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize