quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Seis dicas para tomar cuidado com as compras on-line



Nesta época de Natal as compras on-line aumentam. Mas como distinguir quais empresas são confiáveis e quais são uma furada? O melhor a fazer é checar antes de efetuar a compra para não perder dinheiro, cartão de crédito e ainda sujar o seu CPF. Veja a seguir algumas dicas para evitar dor de cabeça nessa época:

1. Compre em lojas que você conhece

Se for possível, só faça compras em lugares em que confia. O mercado de vendas on-line é muito competitivo, e as lojas geralmente olham os preços do concorrente. É bom desconfiar se alguém oferece o mesmo produto por um preço substancialmente menor do que o geral.

2. Não confie cegamente nas opiniões dos clientes
Lojas desonestas muitas vezes contratam pessoas para escreverem opiniões positivas. Alguns clientes são facilmente identificáveis, pois escrevem diversas opiniões em vários itens diferentes, mas alguns são bem difíceis de saber se são reais. Entre em sites diferentes e veja se alguns comentários são idênticos.

3. Cuidado com o 'phishing'
Muitos estelionatários usam a internet para fraudar cartões de crédito. "Phishing" é o envio de um e-mail falso, com o nome de alguma grande loja, pedindo atualização de alguns dados para que possa roubar as informações. É uma prática muito comum nessa época.

4. Tenha cuidado com a fatura do cartão
Mesmo que você controle bem os gastos do seu cartão de crédito, deve também saber as taxas para não ter surpresas. Até em shoppings, seus dados serão processados on-line e podem ser fraudados por uma loja mal intencionada.

5. Seja um vendedor cauteloso
Seja no Mercado Livre ou no eBay, existem várias oportunidades de vender presentes que você ganhou e não quer, mas também é preciso tomar cuidado. Existe um golpe em que o comprador envia um cheque com mais dinheiro do que você pediu e pede o reenvio do troco. Só depois de perder o dinheiro, o vendedor percebe que o cheque não tem fundo.

6. Não compre produtos roubados
Sempre peça uma prova de que o produto não foi roubado, como uma nota fiscal. Se não for possível, solicite o número serial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize