segunda-feira, 5 de maio de 2014

Especial Novelas: Chocolate com Pimenta (2003)


Chocolate com Pimenta é uma comédia romântica ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de propriedade do milionário Ludovico (Ary Fontoura). A novela foi inicialmente inspirada na opereta A Viúva Alegre, do compositor húngaro Franz Lehár.  A protagonista, Ana Francisca (Mariana Ximenes), é uma menina humilde, ingênua e romântica que, após perder o pai – assassinado por grileiros no sul do país –, vai morar em Ventura com uma parte da família que não conhece. Mesmo sendo uma espécie de “patinho feio” com seus vestidos pobres e penteados antiquados, a caipira chama a atenção do don juan Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais bonito do colégio e a grande paixão da mimada Olga (Priscila Fantin), filha do delegado da cidade, interessada em fisgar aquele bom partido.

Olga percebe o interesse que Ana também sente por Danilo e decide pregar uma peça na moça, que é humilhada publicamente durante o baile de formatura no Instituto de Educação de Ventura, ao qual comparecera a convite do próprio Danilo. O rapaz, porém, para desgosto de Olga, passa a se interessar por Ana Francisca. Apesar das artimanhas de Olga para impedir o romance dos dois, Ana e Danilo começam a namorar. Para ajudar a família nas despesas da casa, Ana vai trabalhar como faxineira na fábrica de chocolates e conhece Ludovico, mas não faz ideia de quem se trata, já que ele prefere fazer a menina acreditar que é um simples funcionário da empresa. Aos poucos, os dois ficam amigos.  

Ana Francisca descobre que está grávida de Danilo. Mas uma armação de Olga e da tia dele, Bárbara (Lilia Cabral), provoca a separação do casal, e Ana não consegue contar a novidade ao namorado. Ao ver o desespero e o sofrimento da jovem amiga, que pensa que Danilo não quis saber do filho, Ludovico revela sua verdadeira identidade e propõe casamento a ela, para dar um nome à criança. Os dois vão para Buenos Aires, na Argentina, onde Ana começa uma vida nova. Lá, ela recebe aulas de etiqueta, dança e música, corta os cabelos à última moda e ganha vestidos finos e joias do marido, transformando-se em uma linda mulher. Ludovico, porém, com a saúde fragilizada, morre pouco depois do nascimento do filho de Ana Francisca.

Rica e acionista majoritária da fábrica de chocolates, Ana volta a Ventura sete anos depois de sua partida, disposta a se vingar. A cidade, que antes a tratava com desprezo, agora a recebe com um grande baile. Para a surpresa geral, ela decide fechar a fábrica, o único sustento de Ventura. A partir de então, passa a enfrentar os artifícios criados pelo prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini), o delegado Terêncio (Ernani Moraes) e o banqueiro Conde Klaus von Burgo (Cláudio Corrêa e Castro), que tentam demovê-la a todo custo da ideia. À determinada altura, a novela subverte os padrões de um folhetim tradicional, já que os três vilões, interessados em convencer Ana a não transferir a fábrica para outra cidade, fazem tudo para reaproximá-la de Danilo. A principal antagonista de Ana, porém, é a irmã de Ludovico, Jezebel (Elizabeth Savala), uma mulher ambiciosa que quer tomar o controle da fábrica – o que acaba conseguindo.

Em meio a essa disputa, Ana reencontra Danilo, o grande amor de sua vida e pai de seu filho Tonico (Guilherme Vieira). Embora ainda se amem, os dois não conseguem se entender. Ele – que está noivo de Olga há sete anos – acredita que Ana Francisca o traiu, casando-se com Ludovico por causa de seu dinheiro. Ela quer distância do rapaz por achar que ele a abandonou quando mais precisava de seu apoio. O romance de Danilo e Ana fica mais complicado com as intervenções de Olga e Jezebel, que viram aliadas. Mesmo com todas as armações da dupla de vilãs, porém, Danilo descobre que é pai de Tonico, e os dois têm um final feliz, com a chegada de mais uma filha. Olga acaba se casando com o soldado Peixoto (Ângelo Paes Leme), que sempre foi apaixonado pela filha do delegado.

Tramas Paralelas:

Menino ou Menina?
Um dos mistérios da trama gira em torno de Bernardete (Kayky Brito), a filha adotiva de Jezebel (Elizabeth Savala). Quando ficou grávida, Jezebel adoeceu e fez uma promessa a Santa Bernadete: dedicaria a filha à santa. Como acabou perdendo a criança, resolveu adotar uma menina para cumprir a promessa. Sua empregada Cândida (Yeda Dantas) tinha um filho e, sem ter condições de dar uma boa criação ao menino, decidiu levá-lo para ser adotado pela patroa, mantendo em segredo o verdadeiro sexo do bebê. Jezebel percebe que tem uma menina diferente, mas não suspeita da verdade, já que foi Cândida quem sempre cuidou da criança. Bernardete, por sua vez, também acredita ser uma menina, pois cresceu sendo tratada como tal, e não consegue explicar os sentimentos estranhos que tem por Cássia (Luiza Curvo). A verdade só é revelada às vésperas de seu casamento, arranjado pela mãe. Em pânico por não saber o que acontece consigo, Bernardete pede ajuda a Dona Mocinha (Denise Del Vecchio), governanta de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Depois de muita insistência, Jezebel concorda em levar a filha ao médico. No consultório, para espanto de todos, descobre-se que Bernardete, na verdade, é um menino. Ele corta os cabelos, passa a usar roupas masculinas e adota o nome de Bernardo.

Família Buscapé:
Também merece destaque a engraçada família caipira de Ana Francisca (Mariana Ximenes), formada por sua avó Carmem (Laura Cardoso), o tio Margarido (Osmar Prado), a agregada Dália (Carla Daniel) e os primos Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes): ela, uma caipira que se acha chique; ele, um rústico que faz o público se divertir ao contracenar com Estrela, sua vaca de estimação. 

Curiosidades:
Assim como em outras novelas que dirigiu, Jorge Fernando fez uma participação especial na história, interpretando o palhaço do circo que chega à cidade de Ventura. A novela contou também com a participação de Lucinha Lins e Lauro Góes, como os pais de Danilo (Murilo Benício). Marcos Frota viveu um trapezista do circo, Morcego Voador, que se apaixona por Bárbara, personagem de Lilia Cabral. E os cantores Zezé di Camargo e Luciano atuaram, respectivamente, como os personagens Casca e Cascudo, que aparecem no sítio da família de Ana Francisca (Mariana Ximenes). Dália (Carla Daniel) e Cascudo se encantam um pelo outro, e ela vai embora com a dupla.

Chocolate com Pimenta foi a quinta novela de época da carreira de Walcyr Carrasco, e sua terceira na TV Globo, onde antes assinara O Cravo e a Rosa (2000) e A Padroeira (2001). Em 2005, ele escreveu outro sucesso, Alma Gêmea.

A comédia agradou o público do horário, e alcançou excelentes índices de audiência, chegando a apresentar médias comparáveis a das novelas das 20h.

Laura Cardoso conta que a trama era tão divertida que, por vezes, o elenco não conseguia conter o riso, sendo obrigado a interromper as gravações.

Osmar Prado conta que o sotaque caipira de seu personagem, Margarido, foi inspirado no modo de falar de seu próprio pai, que era do interior de São Paulo.

Lançada em maio de 2004 no mercado externo, a novela foi vendida para diversos países, entre eles Cazaquistão, Argentina, Chile, Guatemala, Paraguai, Peru, El Salvador, Sérvia e Montenegro, Equador, Venezuela, Ucrânia, Romênia, Moldávia, Bósnia, Portugal, Uruguai, Moçambique, Nicarágua, Costa Rica, EUA e Honduras. Em Portugal, foi líder absoluta de audiência, conquistando o primeiro lugar geral e chegando a ser apresentada em dois horários por dia.

Elenco:
Mariana Ximenes – Ana Francisca

Murilo Benício – Danilo
Elizabeth Savalla – Jezebel
Ary Fontoura- Ludovico
Priscila Fantin – Olga
Fúlvio Stefanini – Prefeito Vivaldo
Lilia Cabral – Bárbara
Marcelo Novaes – Timóteo
Drica Moraes – Márcia
Tarcísio Filho – Sebastian
Laura Cardoso – Carmem
Osmar Prado – Margarido
Rosamaria Murtinho – Margot
Cláudio Correa e Castro – Conde Klaus
Samara Felippo – Celina
Nívea Stelmann – Graça
Rodrigo Faro – Guilherme
Ângelo Paes Leme – Soldado Peixoto
Denise Del Vecchio – Dona Mocinha
Antônio Grassi – Reginaldo
Ary França – Epaminondas
Ernani Moraes – Terêncio
Rosane Gofman – Roseli
Guilherme Piva – Dr. Paulo
Tânia Bondenzan – Marieta
Luiza Curvo – Cássia
Kayky Britto – Bernadete (Bernardo)
Alexandre Barilari – Beto
Mônica Carvalho – Gigi
Renato Rabello – Padre Eurico
Ricardo Martins – Quincas
Juliana Alves – Selma
Sabrina Rosa – Vera
Victor Pecoraro – Maurício
Andrea Avancini – Yvete
Hilda Rabello – Matilde
Marcelo Barros – Araújo
Guilherme Vieira – Tonico
Marcela Barrozo – Estelinha
Maria Maya – Lili
Carla Daniel – Dália
Caco Ciocler – Miguel
Patrícia França – Dra. Sofia
Roberto Bomtempo – Juvenal
Lucinha Lins - Elvira
Roberto Frota – Dr. Eusébio
Lucy Mafra – Venúsia
Lauro Góes – Leonardo
Sônia de Paula – Dinorá
Gabriel Azevedo - Fabrício


Trilha Sonora

Nacional

Capa: Mariana Ximenes

Além do Arco-Íris - Luiza Possi

Tristeza do Jeca - Zezé Di Camargo & Luciano
Sensação – KLB
Encontro - Fábio Nestares
Toda Vez que Eu Digo Adeus - Cássia Eller
Voa Bicho - Milton Nascimento
Pra Lembrar de Nós - Flávio Venturini
Tá-Hi (Pra Você Gostar de Mim) - Eduardo Dusek
Urubu Malandro - Abraçando Jacaré
Sensível Demais – Nalanda
Valsa Brasileira - Luiz Melodia
De Um Jeito que não Sai - Leila Pinheiro
Apanhei-te Mini Moog (Instrumental) - Mu Carvalho
Chocolate Com Pimenta - Deborah Blando


Internacional

Capa: Murilo Benício

I'm In The Mood For Love - Rod Stewart

Everytime We Say Goodbye - Steve Tyrell
Hey There - Bette Midler
(Somewhere) Over The Rainbow - Luiza Possi
In The Mood - Glenn Miller
Puttin' On The Ritz - Fred Astaire
Night And Day - Ella Fitzgerald
Mack The Knife (Moritait) - Louis Armstrong
Stormy Weather (Keeps Rainin' All The Time)" - Etta James
Lover - John Williams & The Boston Pops
Chocolate Waltz - The John Windsor Company
Good Old Times - Swinging Jellys
Curly Little Girl - Charlie Robins Band

Abertura:

Chamada de Elenco:

Márcia bate em Olga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize