terça-feira, 25 de novembro de 2014

Júri decide não processar policial por morte de jovem negro nos EUA


A decisão de um grande júri dos Estados Unidos nesta segunda-feira de não indiciar o policial branco que matou o jovem negro Michael Brown, um caso ocorrido em agosto, gerou imediatamente violentos distúrbios em Ferguson, a cidade no Estado do Missouri onde ocorreu o incidente, enquanto manifestações pacíficas estão acontecendo nas grandes cidades do país.

A família do jovem manifestou "sua profunda decepção", através de um comunicado, após saber da decisão. No entanto, pediu que os manifestantes evitassem os distúrbios, ao afirmar na nota que "responder a violência com violência não é a resposta".

O presidente Barack Obama lembrou o desejo dos familiares do jovem em um discurso não programado na Casa Branca, no qual pediu calma e "contenção" a manifestantes e agentes. 

As manifestações começaram logo depois da divulgação da notícia que Darren Wilson, o policial branco que matou Brown, continuará livre e não será indiciado, depois que o grande júri concluiu que não há provas suficientes para imputá-lo. Após ouvir a versão de 60 testemunhas, o grande júri decidiu que não existe "causa provável" para acusar o agente. No dia 9 de agosto, Wilson disparou várias vezes contra o jovem de 18 anos, que estava desarmado, em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize