sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Mitos e Verdades sobre o Enem


As provas do Enem serão aplicadas amanhã (8) e domingo (9). O exame tem 8,7 milhões de inscritos e ocorrerá em 1,7 mil cidades brasileiras. A prova terá início às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência. Para verificar o local de prova, o candidato pode acessar o cartão de confirmação no site do Enem.


Para ajudar os vestibulandos, veja mitos e verdades sobre o ENEM:


Tirar foto da prova gera desclassificação: Verdade. Em anos anteriores, dezenas de candidatos foram desclassificados e expulsos do local de prova por terem postado fotos nas redes sociais do caderno de provas do Enem.


Dormir ouvindo a matéria ajuda a fixar o conteúdo: Mito. Segundo a coordenadora do curso e colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, existem estudos a respeito desse tema, mas não passa de mito. "Ninguém aprende por osmose, isso não existe", acrescenta Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo.


Na véspera, o ideal é largar os livros: Verdade. Para Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo, os estudantes devem deixar de lado todos os materiais didáticos no dia anterior à prova para descansar e aproveitar para visitar o local do exame se possível.


Devo levar em consideração o fuso horário da minha cidade: Parcialmente verdade. Se a sua cidade cidade possui horário de verão e está no mesmo horário que Brasília, vale chegar no local de prova até as 13h. Já em todos os Estados do Nordeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Amapá o fechamento dos portões deve acontecer às 12h, no horário local. No Amazonas, Roraima e Rondônia, às 11h; e no Acre, às 10h.


Comer chocolate antes e durante a prova melhora o desempenho: Mito. Para Silvia Justina Papini, professora de nutrição da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), o alimento vai surgir como fonte de manutenção de energia, mas não é determinante na performance do candidato. "Na verdade, isso não vai substituir que o aluno faça uma refeição bem feita antes de ir para a prova. O chocolate vai ajudar a deixar só um pouco mais acordado".


Posso levar comida para fazer a prova: Verdade. "Pode, mas é preciso ter bom senso. Não pode levar uma melancia e ficar cortando os pedaços na sala. O ideal é levar uma barra de cereal, um sanduíche, chocolate, água e refrigerante", diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo.


Não posso ficar com o celular no bolso no dia da prova: Verdade. "O celular deve ser desligado e colocado no 'porta-objetos' com lacre e ficará embaixo da cadeira até o final da prova", diz a coordenadora do curso e colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes.


É melhor não responder a questão do que chutar: Mito. "Deixar a questão em branco é bobagem, mas na hora de chutar o aluno tem de usar o bom senso. Se chutar qualquer uma, a chance é 20%. Até na hora de escolher entre uma alternativa tem de raciocinar", diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo.


É melhor deixar a redação por último: Parcialmente verdade. De acordo com o coordenador do Anglo, essa organização da prova varia de aluno para aluno. "Se ele for bem organizado, pode dar uma lida no tema e começar a fazer as questões. Às vezes no testes há alguma relação com a redação", diz Alberto Nascimento.


Se eu perco primeiro dia, não posso fazer o segundo: Mito. "O candidato ainda sim pode realizar a prova do segundo dia. Contudo, terá sua nota bem prejudicado caso participe de processos como o Sisu [Sistema de Seleção Unificada]. Vai valer como um teste", diz Alberto Nascimento, coordenador do Anglo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize