terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

66 anos de Regina Duarte



A Deusa Vencida com Tarcísio Meira
Regina Blois Duarte nasceu em Franca, no dia 5 de fevereiro de 1947. Hoje a atriz completa 66 anos de idade. Filha de um militar e de uma professora de piano, Regina foi criada em Campinas, dos seis aos dezoito anos. Sua carreira teve início aos 14 anos de idade como atriz amadora no grupo TEC (Teatro do Estudante de Campinas). Estreou interpretando O Palhaço em O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Profissionalmente estreou em 1965 na TV Excelsior, atuando na telenovela “A Deusa Vencida”, de Ivani Ribeiro, sob a direção de Walter Avancini. Chegou a fazer um ano do curso de Comunicação da USP, mas trancou matrícula em função do convite de Boni para estrelar “Véu de Noiva” na Rede Globo, em 1969, sob a direção de Daniel Filho.

Malu Mulher (1979)
Ganhou a alcunha de Namoradinha do Brasil quando fez a telenovela “Minha Doce Namorada”, em 1971, na TV Globo. Em seguida recebeu o convite para participar da montagem brasileira da peça Hair, mas não aceitou o papel porque não ficaria nua no palco, mas em 1976 fez um ensaio sensual para a revista Playboy. A imagem de Namoradinha só seria esmaecida aos poucos. Começou com a atuação na telenovela “Nina”, em 1977, consolidando-se de vez o fim da imagem de Namoradinha do Brasil com o seriado “Malu Mulher”, de 1979, onde interpretava uma mulher divorciada e independente, levando diversos grupos conservadores a protestarem.

Viúva Porcina em Roque Santeiro
Em novelas, Regina Duarte é a atriz que obteve os maiores índices de audiência no Ibope ao longo da carreira. Viveu personagens antológicos na TV como a Simone Marques de “Selva de Pedra” (1972), a dupla personalidade Luana Camará/Priscila Capricce em “Sétimo Sentido” (1982), a politicamente correta Raquel Accioli em “Vale Tudo” (1988), a espalhafatosa Maria do Carmo de “Rainha da Sucata” (1990), além de ter sido a atriz que mais deu vida às Helenas de Manoel Carlos, nas novelas “História de Amor”, “Por Amor” e “Páginas da Vida”. Em 2008 viveu a cômica Waldete Maria, uma mulher despachada, divertida, pragmática e sem papas na língua, na novela “Três Irmãs”. Mas sem dúvida seu maior sucesso foi a extravagante Viúva Porcina em “Roque Santeiro” (1985).

Clô Hayalla em O Astro
Em 2011, Regina retornou à TV em um papel de destaque, a enigmática e fútil ricaça Clô Hayalla no remake, “O Astro”. De acordo com a própria Regina, Clô é um dos papéis mais marcantes e importantes de sua carreira. Regina tem três filhos: André, Gabriela e João Ricardo. Dos filhos, apenas Gabriela Duarte seguiu carreira artistica. Atualmente, Regina é casada com o pecuarista Eduardo Lippincott.

Confira a galeria de PERSONAGENS MARCANTES de REGINA DUARTE:

Ritinha (Irmãos Coragem) -  Filha do Dr. Maciel (Ênio Santos), jovem ingênua e romântica, namorada de infância de Duda (Cláudio Marzo). Tinha 12 anos quando ele deixou a cidade. O jogador de futebol Duda (Cláudio Marzo) volta a Coroado, após sete anos de ausência, para rever os pais e os irmãos. Duda e Ritinha se casam e, no mesmo dia, a jovem acompanha o marido no retorno ao Rio de Janeiro, ficando sozinha já na noite de núpcias porque Duda tem de ir para a concentração do time. Ritinha sofre para se adaptar à cidade grande e ainda tem de suportar as intrigas de Paula (Myriam Pérsia), que chega a inventar que está grávida para separar o jovem casal. 

Patrícia (Minha Doce Namorada) - A órfã Patrícia (Regina Duarte), moradora de um parque de diversões ambulante, acredita que os astros lhe trarão felicidade. Um dia uma astróloga prevê o que seria impossível: a paixão da jovem, uma aquariana, por um rapaz de Peixes, signo a princípio incompatível com o dela. A moça, de fato, encanta-se pelo rico estudante Renato (Cláudio Marzo), mas ele não sente o mesmo por ela. atrícia parte para o Rio de Janeiro, onde faz amizade com um senhor a quem,  carinhosamente,  passa a chamar de Seu Pepe (Sadi Cabral), sem imaginar que se trata do tio-avô de Renato e dono da empresa onde começara a trabalhar.

Simone Marques / Rosana Reis (Selva de Pedra) - Filha de Chico (Arnaldo Weiss) e esposa de Cristiano (Francisco Cuoco). Sofre um atentado planejado por Miro (Carlos Vereza), amigo de seu marido, finge ter morrido e deixa o Brasil. Volta ao país como uma consagrada artista plástica, sob a falsa identidade de Rosana Reis. Termina a novela com Cristiano, depois de sofrer com as ameaças de Fernanda (Dina Sfat), ex-noiva dele. A cena em que Simone é desmascarada na frente de Cristiano (Francisco Cuoco), não tendo mais como negar que Rosana Reis não passa de uma farsa, obteve um dos maiores índices de audiência de toda a história. 

Viúva Porcina (Roque Santeiro) - Ignorante de berço, mas muito inteligente e intuitiva, especialmente para negócios vantajosos. Ganhou prestígio em Asa Branca com a história de que foi casada com Roque (José Wilker), a quem teria conhecido, quando trabalhava como balconista, em uma das viagens dele para vender santos. Os dois teriam se apaixonado e logo se casado, poucos dias antes de o santeiro voltar à cidade natal e morrer. Em Asa Branca, Porcina foi amparada por Sinhozinho Malta (Lima Duarte), de quem é amante, e virou parte fundamental na manutenção do mito. Sua fazenda é uma das maiores da região, e ela faz questão de ostentar sua riqueza e poder, sempre com grande mau gosto. É tida como santa, mas tem um comportamento muito duvidoso.

Raquel Accioli (Vale Tudo) - Inicialmente muito simples, mas sem qualquer traço de vulgaridade, é a heroína da novela. Nasceu em Foz do Iguaçu, teve um casamento fracassado com Rubinho (Daniel Filho). A filha Maria de Fátima (Glória Pires) tinha 11 anos quando Raquel, cansada da insegurança financeira e afetiva, rompeu com o marido e voltou a viver em Foz do Iguaçu. Trabalha como guia de turismo, e tem com a filha o principal conflito da novela: honestidade x desonestidade. No Rio de Janeiro, apaixona-se por Ivan (Antonio Fagundes), que ela vai disputar com Helena (Renata Sorrah), uma das herdeiras da empresa de aviação TCA.

Maria do Carmo (Rainha da Sucata) - Filha de Onofre (Lima Duarte) e Neiva (Nicette Bruno). Bonita, meio grossa, de passado pobre, muito inteligente e excelente negociante. Empresária de sucesso, tem vários negócios. Fez fortuna junto com o pai a partir de um ferro-velho, daí o apelido de “Rainha da Sucata”. Quer conquistar os Jardins, e percorre um longo caminho de mudanças e adaptações até que isso aconteça. Às vezes é cômica, outras trágica, mas sempre absolutamente humana. Trava uma batalha épica com Laurinha Figueroa (Glória Menezes) pelo amor de Edu (Tony Ramos).

Helena Soares (História de Amor) - Mãe de Joyce (Carla Marins), com quem vive uma relação de muito amor e amizade. Não chegou a se casar com Edgar Assunção (Nuno Leal Maia), pai da jovem, mas morou com ele muitos anos. Fez dois anos de faculdade, sonhou formar-se em Letras, mas, ao conhecer Assunção, um desportista de sucesso, foi ficando cada vez mais dona de casa. Sente-se atraída pelo médico Carlos (José Mayer), mas, para viver seu amor, terá que enfrentar a rivalidade de Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral). 

Helena Viana (Por Amor) - Divorciada de Orestes (Paulo José) com quem teve uma única filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Com parte da herança que recebeu pela morte do pai, comprou um apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, viajou, educou primorosamente a filha e investiu em um estúdio de decoração, em sociedade com uma amiga, Flávia (Maria Zilda Bethlem). É uma mulher que sempre age mais com o coração do que com a razão. Em uma viagem que faz a Veneza, na companhia da filha, conhece Atílio (Antonio Fagundes), daí nascendo uma atração mútua que resulta no grande amor da história. Pelo amor, chega a trocar o filho vivo pelo filho morto de Eduarda.

Chiquinha Gonzaga (Chiquinha Gonzaga) - A minissérie retrata vida e obra de Chiquinha Gonzaga, uma das mulheres mais representativas da música popular brasileira. Musicista revolucionária, republicana e abolicionista, ela desafia a sociedade da época com sua postura, sua arte e seus amores. A minissérie foi a primeira oportunidade em que Regina e Gabriela Duarte trabalharam juntas. Mãe e Filha viveram a mesma personagem.

Helena Camargo (Páginas da Vida) - Médica obstetra que, quando a novela começa, vive uma crise no casamento com Greg (José Mayer). Não se realizou como mãe, já que a única filha que gerou morreu ainda criança. No hospital onde trabalha, mantém uma relação tumultuada com o médico Diogo (Marcos Paulo), de quem foi namorada quando estava na faculdade. Helena se defronta com um dilema grave quando Nanda (Fernanda Vasconcellos) dá à luz uma criança com síndrome de Down, rejeitada pela avó. Apegada ao bebê, ela adota a menina. 

Clô Hayalla (O Astro) - Mulher de Salomão (Daniel Filho) – o casamento foi arranjado entre as duas famílias – e mãe de Márcio (Thiago Fragoso). Clô é uma mulher elegante, fútil e frustrada por não ver em Salomão o homem de seus sonhos. No decorrer da novela, envolve-se com o jovem Felipe Cerqueira (Henri Castelli). Ama o filho Márcio e vive tentando protegê-lo da raiva de Salomão. Após a morte do marido, assassinado por ela, casa-se com o cunhado Samir (Marco Ricca). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize