sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Veja os cuidados que devemos tomar neste Carnaval!



O Carnaval chegou e os blocos e trios elétricos já arrastam foliões em várias regiões do país. Toda essa animação requer cuidados. O batuque das baterias e o volume das caixas de som, com música alta nos clubes, quadras de escola de samba e nos trios elétricos nas ruas, podem trazer problemas à audição, provocando sensações de surdez e zumbido no dia seguinte à folia.

Qualquer pessoa que permanecer próxima ao som muito alto pode sofrer danos. No caso das crianças, os cuidados devem ser redobrados. O barulho em excesso gera irritação, choro e elas podem sair daquele ambiente com um forte zumbido no ouvido, sem que os pais percebam.

Está comprovado que sons acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva, se o tempo de exposição ao barulho for prolongado. No Carnaval, medições realizadas em anos anteriores chegaram a apontar impressionantes 120 decibéis, intensidade próxima à de uma turbina de avião. Para quem pretende se esbaldar em blocos, bailes e acompanhar os trios elétricos,  recomenda-se uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som, além do uso de protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos. Os ritmistas também devem usar a proteção. 
A exposição prolongada ao som alto, por anos seguidos, pode levar a diversos graus de surdez, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia estima que 15 milhões de pessoas tenham algum tipo de perda auditiva. Portanto, é necessário cuidar da audição nessa época do ano.

Confira a entrevista com a 
fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas, que nos dá dicas para um Carnaval Saudável:

1 - Quais os problemas que o som alto pode causar com relação a audição e saúde das pessoas?
Sons de alta intensidade podem lesar as células auditivas encontradas na orelha interna e levar a uma perda auditiva. Além disso pode causar zumbido.

2 - Como é Carnaval, seria dificil evitar o som alto dos blocos de rua. O que as pessoas podem fazer para amenizar os prejuízos?
O ideal seria ficar bem distante das caixas de som espalhadas pela área da folia.

3 - Caso a pessoa, nos dias seguintes, sinta algum zombido ou problemas na audição, o que é recomendado fazer?
Procurar imediatamente ajuda do Otorrinolaringologista. Ele é o médico responsável e poderá indicar o melhor tratamento para o caso, se for necessário.

4 - Qual é o máximo e o mínimo de decibéis recomendado para que não agrida a audição?
O ideal é não ultrapassar 80 dB e nem se expor por mais de 8 hrs. Quanto maior o nível de ruído, menos tempo a pessoa deve ficar exposta.

5 - Qual dica você dá para as pessoas que querem curtir os dias de festa do Carnaval?
Que aproveite bastante os dias de folia, mas se preocupando também com a audição. Mantenha-se longe dos trios e amplificadores. O prejuízo auditivo, caso ocorra, pode ser irreversível. Depois, para compensar a perda de audição, só com o uso de aparelhos auditivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize