terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dr. Bactéria Responde: Aproveitar alimentos com bolor é perigoso



Encontrou um pontinho de bolor num bolo, doce ou pão? Esqueça! Nem pense em cortar a parte com sinais de mofo e comer o resto. Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Afinal, uma das substâncias encontradas em alimentos embolorados é a aflatoxina, potencial causadora de câncer.

Quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo o restante pode estar contaminado por toxinas. "O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo", alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo.

Os fungos mais perigosos são encontrados em grãos, com maior incidência nos industrializados, e também em frutas frescas e sucos de uva. Mas outros alimentos também representam riscos, como bolos, frutas secas, pães e doces. O alimento não pode ficar exposto a umidade, calor e, em alguns casos, escuridão. Essas características proporcionam um ambiente adequado ao crescimento do bolor. No verão, por causa das altas temperaturas, o risco de contaminação aumenta.

Veja abaixo dicas para evitar o bolor e o desperdício de alimentos nas cozinhas residenciais:
  • Mantenha os pães de forma na geladeira respeitando o prazo de validade
  • Atenção nas condições de temperatura, umidade e no local de armazenamento dos alimentos
  • Os não perecíveis não precisam de refrigeração, mas devem ser guardados em um local limpo e livre de umidade 
  • Verifique se os sucos industrializados estão com a data de validade em dia e sem amassados na caixa. E não se esqueça de lavar as mãos sempre antes de manusear os alimentos
  • Hortaliças e frutas devem ser mantidas na geladeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize