quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Especial - 85 anos de Laura Cardoso


Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, mais conhecida como Laura Cardoso, nasceu em São Paulo, em 13 de setembro de 1927.

Magrinha, franzina, tinha, porém, olhos grandes e vivos. Quando estava com 14 anos, pensou em entrar para o rádio. A mãe não gostou, mas o pai, com quem sempre se deu, a apoiou. E Laura foi fazer o teste na Rádio Cosmos. Seu nome, porém, que é Laurinda de Jesus Cardoso, não foi aprovado. E veio o Laura Cardoso, que ela mesma gostou. Inteligente, viva, foi logo crescendo. Foi para a Rádio Tupi e depois para a Difusora. Foi ali que conheceu Fernando Baleroni, com quem se casou e com quem teve duas filhas: Fátima e Fernando.

A televisão, para ela, aconteceu em 1952, dentro do programa “Tribunal do Coração”, escrito por Vida Alves. E, como um meteóro, Laura cresceu. Adaptou-se perfeitamente ao novo veículo de comunicação. Fez “Canção Sagrada”, fez “O Castelo do Homem Sem Alma”, fez “A Estranha Passageira” ; e passou para as novelas. Fez: “Um Lugar ao Sol”, e várias outras. Passou para a Globo. Ali sempre ganhou papéis de destaque.

Em 1983, estava no elenco de Pão Pão Beijo Beijo, como a personagem Donana. Em 1984, estrelou Livre para Voar e em 1988 teve papel de destaque em Fera Radical. Nos anos 90, fez grandes sucessos. Em 1991, interpretou Cândida em Felicidade, de Manoel Carlos. Em 1993, fez Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel, na bem sucedida Mulheres de Areia.

Em 1994 esteve no remake de A Viagem como Dona Guiomar. Em 1995, interpretou Sinhana, a mãe Coragem do remake Irmãos Coragem. Em 1995, teve um grande desafio ao interpretar a cigana Soraya em Explode Coração, de Glória Pérez.

Em 1996, fez parceria com Miguel Falabella na novela Salsa e Merengue. Em 1999 interpretou Deolinda em Vila Madalena. Nos anos 2000 esteve no elenco das novelas A Padroeira, Esperança, Chocolate com Pimenta, Agora é que são elas, Como uma Onda, O Profeta, Desejo Proibido, Caminho das Índias e Araguaia. Seu último trabalho é a beata Dorotéia em Gabriela.

Um comentário:

  1. Grande atriz! Me emociono muito com ela! Adoro Mulheres de Areia, Explode Coração, A Viagem... nossa são tantas personagens boas!

    ResponderExcluir

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize