domingo, 23 de setembro de 2012

Especial Novelas - A Gata Comeu


TRAMA PRINCIPAL
A Gata Comeu é uma adaptação de Ivani Ribeiro de outra novela de sua autoria, A Barba Azul (TV Tupi, 1974), e tem como tema central a história de Jô Penteado (Christiane Torloni). A jovem, bonita, rica e mimada, não consegue encontrar seu grande amor. Já ficou noiva sete vezes, mas nunca se apaixonou de verdade. A vida dela muda, no entanto, quando Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia) entra em seu caminho. O professor de uma escola de segundo grau é viúvo, pacato, conservador, embora liberal com seus alunos. Um dia, ele promove uma excursão marítima com seus estudantes e alguns pais, na qual Jô embarca. Um forte temporal, no entanto, desvia-os da rota, e eles vão parar em uma ilha deserta, onde ficam presos por dois meses. A convivência diária faz nascer um tumultuado romance entre Fábio e Jô, um sentimento inédito para ela. Nem a presença da noiva de Fábio, Paula (Fátima Freire), inibe a paixão entre os dois.

- Ao voltarem para casa, todos encontram suas casas e vidas modificadas, já que foram dados como mortos por seus amigos e familiares. Jô e Fábio continuam vivendo como cão e gato, e o amor tempestuoso dos dois é atrapalhado pelas armações de Gláucia (Bia Seidl), irmã invejosa de Jô.

TRAMAS PARALELAS
Os casais
- A história do casal Gugu (Cláudio Corrêa e Castro) e Tetê (Marilu Bueno) também movimentava  a trama. Ela trata o marido como uma criança, o que o deixava irado. Para desespero de Gugu, ela engravida de gêmeos e passa a ter desejos esdrúxulos. Tetê não sossega enquanto não se delicia com churros uruguaios, ovos de tartaruga, rabanete com açúcar mascavo e tutu de feijão 
com cravo e canela. A dupla formada por Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin) rendeu muitas cenas de humor à trama. Autêntico vagabundo e cheio de malandragem, Oscar finge para a mulher que trabalha muito, enquanto ela é que dá duro. Conceição acredita que ele é um “santo”.


O conde, o cego e as crianças
- Outro personagem de destaque na história é o Conde de Parma (Laerte Morrone), um homem que se relaciona com pessoas da alta sociedade. Mas esse não passa de um disfarce. Ele, na verdade, é um garçom, chamado Vitório. 
O último picareta da história é Zé Mário (Élcio Romar), que finge ser cego para ficar perto de Babi (Mayara Magri), uma jovem que lê para ele. Há ainda um núcleo de personagens mirins, importantes na história, formado, entre outros, por Cuca (Danton Mello), Suely (Juliana Martins) e Xande (Oberdan Junior).

CURIOSIDADES 
- Em A Barba Azul, novela que serviu de inspiração para A Gata Comeu, Eva Wilma e Carlos Zara eram os protagonistas da trama. Ela viveu Jô Penteado, e ele, Fábio Coutinho.

- Estreia da atriz Débora Evelyn em novelas da TV Globo. Nos primeiros capítulos, A Gata Comeu contou com a participação de Doc Comparato e Gonzaga Blota, vivendo eles mesmos, um autor e um diretor de novelas de televisão.

- A novela foi reapresentada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo: a primeira, entre 27 de fevereiro e 28 de julho de 1989; e a segunda, entre 23 de julho e 07 de dezembro de 2001.  

- A novela foi vendida para Bolívia, Chile, Moçambique, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela.


Abertura da Novela A Gata Comeu (1985)
Chamada de Estreia de A Gata Comeu
Cena: Reconciliação de Jô Penteado e Fábio
A Gata Comeu - Capítulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize