segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Saúde - Verdade e Mitos sobre Cafeína



Pesquisas recentes mostram que o café traz diversos benefícios à saúde, como a redução de doenças cardiovasculares, a prevenção do câncer do colo de útero e melhora de demências como o Mal de Parkinson. Estes benefícios estão associados à cafeína e a outras substâncias antioxidantes presentes no café.
Porém, consumir muitas doses diárias de café pode provocar hipoglicemia, sudorese e acelerar os batimentos cardíacos. Bebidas energéticas também possuem cafeína e, geralmente, são consumidas com álcool. Portanto, é preciso moderação, pois os efeitos colaterais da cafeína podem ser potencializados pelo álcool. Confira algumas perguntas frequentes sobre o uso do café e saiba se são verdadeiras ou não.
Mitos e Verdades:
A cafeína pode ocasionar desidratação?
MITO! Estudos passados demonstravam que a cafeína era diurética, ou seja, age no sistema nervoso central, contribuindo com o aumento das idas ao banheiro. Hoje, porém, foi descoberto que isso não é verdade. A cafeína ocasiona uma alteração no balanço hídrico da pessoa, como qualquer outro líquido ingerido em excesso.
A cafeína pode ocasionar problemas cardíacos?
VERDADE! A cafeína, quando consumida moderadamente, não traz malefícios ao organismo; porém como tudo em excesso é prejudicial em nossa vida. A cafeína pode acarretar, dentre de outras doenças, problemas cardíacos, principalmente por elevar os níveis da pressão arterial.

Existe alguma relação entre a cafeína e o câncer?
MITO! Antigamente existia o mito de que a cafeína pudesse ocasionar câncer, principalmente o de pâncreas. Porém, após estudos, descobriu-se que existem outros fatores relacionados ao desenvolvimento de tumores, incluindo o tabagismo. Como já foi mencionado, mesmo não existindo uma relação direta, não se deve abusar da bebida, pois seu excesso pode contribuir com a manifestação de outros tipos de câncer, como os de rins e de fígado.
A cafeína colabora com a perda de peso?
MITO! Mesmo sabendo que a cafeína acelera o metabolismo, foi comprovado, através de estudos, que o benefício da perda de peso não pode ser atribuído a ela. Em alguns casos, a ingestão em excesso pode causar aumento da massa corpórea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize