sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Especial Dia das Crianças - Desenhos Animados Parte 1


Capitão América:
O desenho animado que trazia o herói às telinhas estreou em 1966, ao lado de mais quatro personagens, cada um protagonizando o seu próprio desenho, Hulk, Namor, o Homem de Ferro e Thor. A animação era rudimentar e aproveitando praticamente os próprios desenhos feitos para as HQs. Os personagens mal se moviam, não andavam, mas sim deslizavam na tela; nos diálogos só as bocas mexiam; eles tinham apenas piscadas de olhos durante closes e ainda, muitas cenas eram reaproveitadas em vários episódios. Junto com efeitos sonoros de socos, por exemplo, surgiam onomatopéias grafadas na tela como: "Pow!" e "Soc". 

Em suas aventuras, Capitão América combatia soldados nazistas, lutava contra o comunismo russo e defendia a bandeira e o povo americano contra qualquer ameaça à sua nação. O principal vilão das aventuras era o temível Crânio Vermelho (nos quadrinhos conhecido como Caveira Vermelha). O desenho estreou no Brasil em 1967 juntamente com as revistas em quadrinhos da Editora EBAL, como estratégia de uma grande campanha publicitária da companhia Shell, que distribuía exemplares das revistas gratuitamente nos postos de gasolina. A abertura do desenho do Capitão América no Brasil, era exclusiva. Quando os Heróis Marvel retornaram à TV, em 1975 (Tupi), a abertura brasileira não entrava mais no ar, pois havia se perdido nos arquivos. Assim, o Capitão América passou a ir ao ar com a abertura original em inglês. 

Cavalo de Fogo:

Quando a princesa do Poder She-Ra começou sua trajetória de sucesso produzida pela Filmation, a Hanna-Barbera resolveu colocar no ar outro desenho sobre uma princesa de cabelos dourados e tendo como amigo um cavalo, surgia então a série animada Cavalo de Fogo. O desenho foi  um grande sucesso na década de 1980, apesar de ter durado apenas 13 episódios. Um dos destaques do desenho foi sua música tema composta pelo indicado ao Emmy Hoyt Curtin, que até hoje está imortalizada na mente dos que assistiram ao desenho. 


Sara era uma garota de 13 anos, que vivia num rancho em Montana, com seu pai adotivo, Jonh Cavanough, até que um dia seu medalhão começou a brilhar e conheceu o Cavalo de Fogo, que lhe contou quem realmente ela era. Sara descobriu que seu pai na verdade era o Príncipe Kevin e ela a princesa de um reino em outra dimensão chamado de Dar-Shan, um lugar que há tempos atrás era lindo e havia paz e felicidade, onde conviviam em harmonia os humanos, cavalos e outros seres. Até o dia em que a bruxa Diabolyn, a irmã da Rainha Sarana, que queria lhe tirar o trono,  jogou uma maldição na família real. O desenho foi exibido na década de 1980 no Brasil pelo SBT em programas como Oradukapeta e Show Maravilha.

Caverna do Dragão:

A história de Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) nasceu como um jogo de RPG criado pela TSR. Não apenas isso, tornou-se um dos mais populares nomes no gênero. Fundada na década de 1970, a empresa tornou-se líder de mercado graças ao grande sucesso do RPG.  A série possui 27 episódios, todos eles exibidos originalmente entre os anos de 1983 e 1986. Os episódios foram transmitidos pela rede norte-americana de televisão CBS durante três temporadas seguidas. O produtor do desenho foi Gary Gygax, um dos autores originais do jogo Dungeons & Dragons. A série mostrava a dura luta dos meninos para voltar pra casa após irem parar num mundo estranho. 

Tendo sido cancelada prematuramente, o episódio final, onde os jovens guerreiros retornam pra casa nunca foi produzido. Criou-se assim uma infinidade de boatos, principalmente na Internet sobre como seria o final de Caverna do Dragão. O desenho estreou no Brasil no programa Balão Mágico em 1984. Mas foi no programa Xou da Xuxa com a enorme audiência da loira que a série se tornou "febre" no Brasil. Depois figurou no horário da Sessão Aventura  já no final da década de 1980 e ganhou o horário do domingo pela manhã na década de 1990. Está sendo reprisado atualmente na Tv Globinho. Afinal quem não se lembra dos personagens Hank, Presto, Eric, Diana, Sheila, Bobby, o Mestre dos Magos, o Vingador e o pequeno unicórnio Uni?

Corrida Maluca:
Em 1968 a rede norte-americana CBS teve a estreia de uma série animada que marcaria toda uma geração “A Corrida Maluca”, que foi apresentado originalmente pela rede CBS, nos Estados Unidos, estreando no dia 14 de setembro de 1968 e ficando no ar até o dia 5 de setembro de 1970. Depois de duas temporadas, totalizou 17 episódios, cada um com duas diferentes corridas, tendo ao todo 34 disputas. O veículo de número 00 trazia um inesquecível par de vilões, Dick Vigarista e seu cãozinho Muttley. Sempre inventando complicados planos para colocar os outros competidores fora da corrida. Seu carro foi o único a nunca vencer. O carro número 1, chamado de Carro da Idade da Pedra era pilotado pelos irmãos Rock e Gravel ou simplesmente os Irmãos Rocha. O Coupê Assombrado, inscrito no número 2, levava personagens que pareciam saídos da Família Addams. 


O carro era apavorante, cercado de fantasmas, e lembrava uma junção de um veículo antigo com uma torre de um castelo da Transilvânia. O professor Aéreo era uma espécie de cientista louco que pilotava seu veículo de número 3, também conhecido como Carro Conversível. O Lata Escarlate era outro veículo híbrido, meio carro, meio avião no estilo da Primeira Guerra Mundial, que vinha até com metralhadoras e outros artefatos bélicos. O carro que levava o número 4 estampado e era pilotado pelo Barão Vermelho. Uma das favoritas da torcida vinha no carro de número 5.  


O carango todo cor-de-rosa era pilotado por Penélope Charmosa. Correndo com o número 6, tínhamos uma mistura de tanque de guerra, rolo compressor e jipe chamado de Carro Tanque. O forte e rápido tanque do exército americano era controlado pelo sonolento soldado Meekley e seu rude Sargento Bombada. No carro número 7 escondia-se uma quadrilha de sete gângsteres anões conhecida como a Quadrilha da Morte. Diretamente do Arkansas, participava da corrida o caipira Tio Tomás e seu urso de estimação, o covarde Chorão. A bordo do carro número 8, a Carroça à Vapor, os dois conduziam sua corrida bem no estilo Família Buscapé. 


O galã da corrida Peter Perfeito, vinha no possante número 9, o comprido dragster conhecido como Carrão Aerodinâmico. E fechando a lista, com o número 10, um carro de madeira e rodas de serra pilotado pelo Rufus Lenhador e seu amigo castor Dentes-de-Serra. No Brasil esta série de desenho animado foi apresentada em quase todas as emissoras de canal aberto e ainda vez por outra continua a ser apresentado em diferentes épocas e canais.

Denis, o Pimentinha:

O personagem Dennis, o Pimentinha, surgiu nas páginas dos jornais norte-americanos, distribuído pelo Hall Syndicate e criado por Hank King Ketcham. Antes mesmo do final de 1951, mais de cem jornais já estavam veiculando a tira diária. O sucesso do garoto inquieto gerou uma série de Tv em 1959, com o título no Brasil de Pimentinha. O programa alcançou uma boa repercussão em todo mundo e Dennis ganharia ainda na década de 1980 uma série animada. Dennis Mitchel é um garoto de classe média,  que tem 5 anos e meio  e anda sempre com o seu macacão vermelho,  levando no bolso  a famosa estilingue, Deus sabe pra quê! 


O loirinho garoto é filho único de Alice Mitchel e Henry Mitchel, e por ser cheio de boas intenções, estava sempre em busca  de ajudar os mais velhos e era exatamente aí que a confusão estava feita, pois sem querer ocasionava um monte de confusões e ele era tido no final como uma peste! Os pais sabem como lidar com o filho que têm, mas a coisa só explode quando as confusões atingem o velho e ranzinza vizinho Sr. Wilson que quer pegar o garoto a todo custo. O desenho chegou ao Brasil no final da década de 1980 pelo programa Show Maravilha no SBT e a partir de então tem sido campeão de reprises da emissora que sempre o usa como trunfo em sua programação de desenhos animados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize