segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Especial Novelas: As Pupilas do Senhor Reitor (1994)


As Pupilas do Senhor Reitor é uma telenovela brasileira produzida pelo SBT e exibida de 6 de dezembro de 1994 a 8 de julho de 1995, em 185 capítulos e originalmente às 19h45. Tendo como base o romance homônimo de Júlio Dinis, foi escrita por Lauro César Muniz e adaptada por Ismael Fernandes e Bosco Brasil, com direção de Nilton Travesso.

Luciana Braga, Juca de Oliveira e Débora Bloch
Trama Principal
Na então aldeia de Póvoa de Varzim, região de Entre-o-Douro-e-Minho, em Portugal, o enredo trata dos conflitos dos moradores locais. Após a morte de seu pai, Margarida (Guida) vai viver com sua meia-irmã Clara, filha de sua madrasta. A madrasta morre e confere a educação das meninas ao Padre Antônio, o Senhor Reitor. A partir daí o Reitor começa a cuidar das duas mocinhas. Pedro, um homem simples que trabalha no campo como seu pai, o Sr. José Das Dornas, dono da fazenda mais importante da aldeia, é noivo da ambiciosa Clara. Guida, por sua vez, é a prometida de Daniel, que voltou à aldeia graduado como médico, destituindo o posto do Dr. João Semana. Mas o rapaz não se lembra de Guida, nem da promessa de casamento feita anos antes à jovem, assim como não se acostuma com a vida humilde da pequena aldeia. O Reitor se inspirará na natureza para proteger e cuidar de suas flores (Guida e Clara), utilizando sua sabedoria para controlar as incríveis confusões que surgirão.

Curiosidades:

Eduardo Moscovis
O SBT exibia a novela em dois horários: às 19h45 e às 21h40.

Um dos últimos trabalhos do ator Luís Carlos Arutin, que interpretava o médico João Semana.

O tema de abertura era a bela "Canção do mar", na voz de Dulce Pontes.

Foi a única novela fora da Globo de Débora Bloch e Eduardo Moscovis.

Tuca Andrada
Como era comum na época em novelas do SBT, a primeira semana de As Pupilas do Senhor Reitor foi reapresentada na tarde do primeiro sábado seguinte à estréia. Seus últimos capítulos já vinham sendo apresentados no horário das 20h30, abrindo espaço para sua sucessora no novo horário, Sangue do Meu Sangue. O horário em que o SBT tradicionalmente apresentava novelas só foi reativado com a infantil "Chiquititas".

O destaque ficou por conta das três beatas fofoqueiras interpretadas por Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello e Míriam Mehler. Valéria Alencar como a fogosa Francisquinha que tomava banhos no rio para aliviar seus calores obteve grande sucesso da crítica e crescimento do seu papel sendo notícia no Jornal O DIA. 

Ana Lúcia Torre
Daniela Camargo mesmo fazendo, a antagonista, Amália, conquistou o coração do telespectadores quando seu personagem contraiu Tuberculose, tendo sua morte trágica, no final da novela, emocionado o publico visto que salvou da morte seu grande amor Daniel (Du Moscovis) das garras do seu pai que intentava matá-lo. O sucesso de Daniela Camargo causou ciúmes em Débora Bloch(Guida) grande estrela da Globo que foi em algum momento apontada como responsável pela baixa audiência inicial de As Pupilas do Senhor Reitor. Até hoje Deborah Bloch não faz boas colocações sobre a referida personagem.

E também Cláudio Fontana, ótimo vivendo Manoel do Alpendre, que lhe rendeu inclusive, a última cena, a que finalizou a novela.

Elias Gleizer
O personagem Daniel foi afastado por um tempo da novela bem como Guida passou a ter um comportamento mais agressivo o que permitiu maior identificação do público com o casal principal. Joana Fomm com sua melhor vilã, Eugênia Carlota, trouxe vida, a novela, no meio de sua exibição, fazendo com que seus indices de audiência aumentassem. As Pupilas do Senhor Reitor foi exibida em Portugal alcançando bastante sucesso.

Débora Bloch e Rosamaria Murtinho
Reapresentada às 19h00 a partir de 11 de dezembro de 2006. As Pupilas foi reexibida durante quatro dias, sem apresentar resultado satisfatório, ficando em terceiro lugar, atrás da Rede Record. Assim, em 15 de dezembro, o SBT resolveu cancelar a reapresentação da novela, a explicação dada foi a de que houve problemas nos direitos autorais da trilha sonora da trama. No lugar, aumentaram a duração do capítulo de A Feia Mais Bela, que passou a ocupar o horário de As Pupilas, tanto que alguns telespectadores que assistiam a novela revoltaram-se com o cancelamento da exibição.

A novela voltou a ser reprisada entre 7 de maio e 3 de agosto de 2007, às 15h15(e depois às 16h), numa versão compacta de 65 capítulos.

Elenco:
Juca de Oliveira – Padre Antônio
Débora Bloch – Margarida (Guida)
Luciana Braga – Clara
Eduardo Moscovis – Daniel
Tuca Andrada – Pedro
Joana Fomm – Eugênia Carlota
Elias Gleizer – José das Dornas
Luizz Carlos Arutim – João Semana
Elizângela – Tereza
Daniela Camargo – Amália
Cláudio Fontana – Manoel do Aplendre
Denise Del Vecchio – Joana
Paulo Goulart – Dom Arlindo
Rosamaria Murtinho - Ressureição
Jofre Soares – Mestre Álvaro
Valéria Alencar – Francisquinha
Ana Lúcia Torre – Zefa das Graças
Cláudia Mello – Brásia
Miriam Mehler – Rosa
Rogério Márcico – Pereirinha
Roberto Bomtempo – Padre José
Lú Grimaldi – Elvira
Cláudio Curi – Rogério
Fernanda Muniz – Mariazinha
Oscar Magrini – Augusto
Caio Blat – Henrique
Eduardo Galvão – Fernão de Ribeira
Fernando Neves – Joaquim
Roney Facchini – Malaquias
Lavínia Panuzzio – Antonieta
Olair Coan – Padre Emílio
Bri Fiocca – Liduina
Luiz Guilherme – General Afonso D’Alencastro



As Crianças:

Cristina Bessa – Margarida
Paula Klein – Clara
Jiddu Pinheiro – Daniel
Oberdan Júnior - Pedro

Abertura

Um comentário:

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize