segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Especial Novelas: Roda de Fogo (1986)


Tarcísio Meira e Bruna Lombardi
Ambientada no Rio de Janeiro, Roda de Fogo narra a história de Renato Villar (Tarcísio Meira), um homem que se transforma quando se vê diante da morte. Renato Villar é um empresário bem-sucedido e inescrupuloso, capaz de qualquer coisa por poder. Ele mantém um casamento de aparências com Carolina (Renata Sorrah), uma mulher fria e ambiciosa, que sonha ver o marido na Presidência da República. Nos capítulos iniciais, um dossiê com irregularidades numa das empresas de Renato Villar é revelado, provocando um escândalo no meio empresarial. A empresa aplicava ilegalmente dinheiro no exterior com a conivência de Benson (Carlos Kroeber), diretor de um poderoso banco. 

Renata Sorrah
A denúncia é feita pelo empresário Celso Resende (Paulo José), que envia da Europa uma série de documentos para o juiz Labanca (Paulo Goulart). Celso acaba morrendo misteriosamente. Para sair da enrascada, Renato conta com a ajuda de seu advogado e braço direito Mário Liberato (Cecil Thiré), um profissional corrupto capaz de qualquer artimanha para livrar seus clientes. Outra personagem que cruza o caminho de Renato é Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), juíza que assume o caso do empresário. Enquanto Mário é um advogado corrupto, Lúcia é uma profissional íntegra e de rígidos princípios morais. Renato pretende subornar a juíza para livrar-se das acusações, mas os dois acabam se apaixonando, e ela passa a viver um grande conflito: como julgar o homem que ama? A novela dá uma reviravolta quando Renato descobre que tem um tumor no cérebro, que lhe causa fortes dores de cabeça. Ao saber que só tem, no máximo, mais seis meses de vida, Renato transforma-se inteiramente. No plano pessoal, termina o casamento com Carolina para viver seu amor por Lúcia. 

Eva Wilma
No profissional, decide destinar parte dos lucros de sua empresa a uma fundação, e afasta todos os executivos que o traíam no alto escalão de seu grupo financeiro. As atitudes desagradam a família e os sócios, que passam a lutar por sua destruição, liderados pelo advogado Mário e pelo sócio Paulo Costa (Hugo Carvana). Mário Liberato torna-se o grande vilão da história. Em sua luta pelo poder, que envolve uma série de assassinatos, ele conta com a ajuda do criado Jacinto (Cláudio Curi), que foi torturador durante o regime militar. Outro objetivo da vida de Renato é reconquistar o amor do filho Pedro (Felipe Camargo), fruto de uma relação do empresário com a ex-guerrilheira Maura Garcez (Eva Wilma). 

Tramas Paralelas:

Osmar Prado, Cláudia Alencar, Carla Daniel e
Inês Galvão
Tabaco e suas mulheres
A trama do personagem Tabaco (Osmar Prado) também se destaca em Roda de Fogo. Motorista de Renato Villar (Tarcísio Meira), Tabaco não esconde o orgulho que tem de dirigir a limusine do patrão. Mulherengo, ele namora três mulheres ao mesmo tempo: a sensual Patativa (Claudia Alencar), a telefonista Bel (Inês Galvão) e a ingênua Marlene (Carla Daniel). Apaixonado pelas três, o motorista não consegue se decidir por apenas uma. A cena em que as três mulheres esperam por Tabaco no altar da igreja foi um dos momentos altos. O personagem fez tanto sucesso com o público que sua trama ganhou maior destaque na novela.

Curiosidades:
Paulo Goulart
A trama de Roda de Fogo foi desenvolvida a partir de uma sinopse criada por um grupo de autores da Casa de Criação Janete Clair – Dias Gomes, Ferreira Gullar, Euclydes Marinho, Luiz Gleiser, Joaquim Assis, Marília Garcia e Antônio Mercado. A Casa de Criação Janete Clair foi criada em 1985, por Dias Gomes. O objetivo era selecionar e elaborar roteiros para as produções da emissora. 

Roda de Fogo foi o primeiro trabalho de Lauro César Muniz em que ele contou com a colaboração de outro autor, no caso Marcílio Moraes. Na época, a dinâmica de criação e produção de novelas já apontava para a necessidade de os autores passarem a formar equipes de colaboradores.

Tarcísio Meira e Bruna Lombardi
Segundo o autor Lauro César Muniz, toda a trama da novela foi desenvolvida a partir de uma ideia simples: a história de um empresário que descobria ter os dias contados e, a partir daí, fazia uma revisão de sua vida. O que seria um exercício despretensioso de criação se transformou em um projeto concreto quando o diretor Daniel Filho viu-se às voltas com a necessidade urgente de ter uma trama para entrar no horário das 20h.

O vilão arrependido Renato Villar (Tarcísio Meira) conquistou a simpatia do telespectador, que o perdoou e passou a torcer pelo sucesso do personagem. Muitos escreveram à TV Globo pedindo que ele continuasse vivo, o que não aconteceu. Em reunião entre os autores e a direção da emissora, o vice-presidente de operações da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, teria profetizado que o público não só entenderia como aceitaria o final. Dito e feito: de acordo com Lauro César, uma pesquisa realizada após a exibição do último capítulo confirmou o prognóstico.

Renata Sorrah e Cecil Thiré
O ator Paulo Goulart, intérprete do juiz Labanca – o antagonista do vilão Renato Villar (Tarcísio Meira) – lembra que, à medida que o protagonista foi se regenerando na trama, por meio do amor que sentia pela juíza Lúcia (Bruna Lombardi), e passou de vilão a mocinho, seu personagem, apesar de estar do lado da lei, começou a ser um pouco mal visto pelo público, que não queria que ele atrapalhasse o romance do casal.  

Hugo Carvana, que viveu o personagem Paulo Costa, conta que a novela fez muito sucesso, e recorda o alvoroço causado em uma churrascaria do Rio no dia em que ele, Cecil Thiré e Carlos Kroeber – todos intérpretes de personagens corruptos e ambiciosos na trama – encontraram-se para jantar.

Roda de Fogo marcou a volta de Osmar Prado à TV Globo após um período afastado da emissora.

A novela foi vendida para cerca de 40 países, entres eles Alemanha, Canadá, França, Itália, Marrocos, Romênia, Rússia, Cingapura e Suíça. 

Cecil Thiré e Cláudio Curi
A novela foi reapresentada entre 21/05 e 06/07/1990, em Vale a Pena Ver de Novo.

A reprise sofreu um corte de 144 capítulos: dos 179 da apresentação original, foram exibidos apenas 35. 


Censura:
A Censura Federal cortou algumas passagens e diálogos, como a cena em que Carolina (Renata Sorrah) chamava Mário Liberato (Cecil Thiré) de homossexual. 

Elenco:
Tarcísio Meira – Renato Villar

Bruna Lombardi – Lúcia Brandão
Paulo Goulart – Marcos Labanca
Renata Sorrah – Carolina Davilla
Eva Wilma – Maura Garcez
Cecil Thiré – Mário Liberato
Joana Fomm – Thelma Rezende
Felipe Camargo – Pedro Garcez
Silvia Bandeira – Alice
Mário Lago – Antônio Villar
Isabela Garcia – Ana Maria Davilla
Gilberto Martinho – Gilson Góes
Mayara Magri – Helena Davilla Villar
Cássio Gabus Mendes – Celso Rezende
Lúcia Veríssimo – Laís Brandão
Hugo Carvana – Paulo Costa
Yara Côrtes – Joana Garcez
Carlos Kroeber – Werner Benson
Marta Overbeck – Dra. Beatriz
Osmar Prado – Tabaco
Cláudia Magno – Vera dos Santos
Nelson Dantas – Dr. Moisés Rodrigues
Paulo Castelli – Felipe Davilla
Cláudia Alencar – Patativa
Percy Aires – General Hélio Davilla
Rodolfo Bottino – Gilberto
Ivan Cândido – Anselmo dos Santos
Jayme Periard – Roberto Labanca
Inês Galvão – Bel
Carla Daniel – Marlene
Carlos Vergueiro – Fernando Brandão
Cláudio Curi – Jacinto Donato
Cristina Sano – Fátima Pires
Beth Berardo – Nazaré
Walter Mattesco - Milton

Participação Especial:
Paulo José - Celso Rezende
Jandira Martini - Filomena Liberato
Rosi Campos - Miriam
José de Abreu - Adauto
Denis Derkian - Luís Otávio
Geraldo Carbutti - Josias

Trilha Sonora

Nacional
Capa: Tarcísio Meira


Em Flor (Too Young) — Simone

Você — Os Paralamas do Sucesso
Tema de Ana Maria — Clock
Você Se Esconde — Rádio Táxi
Viver é Deixar Rolar o Sentimento — Wando
Pra Começar — Marina Lima
Transas — Ritchie
Alguém — Kiko Zambianchi
Facho de Esperança — Mestre Marçal
Segredo — Djavan
Nem Um Toque — Rosana
Música Urbana — Capital Inicial


Internacional
Capa: Bruna Lombardi

Sweet Freedom — Michael McDonald
With You All The Way — New Edition
Invisible Touch — Genesis
Colors On My Blues — Reno Scott
New York, Rio, Tokyo — Trio Rio
You Can't Get Out Of My Heart — Mike Francis
Sledgehammer — Peter Gabriel
Holding Back The Years — Simply Red
The Finest — The S.O.S. Band
Ancora Con Te (Outra Vez) — Peppino Di Capri
Sahara Night — F.R. David
Why Worry — Dire Straits
It Won't Be The Same Old Place — James Warren
If Looks Could Kill — Heart


Abertura

Capítulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize