sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Especial Dia das Criançcas - Desenhos Animados Parte 2


Os Flintstones:

A série  Os Flintstones foi o primeiro desenho animado de William Hanna e Joseph Barbera e é também uma das mais rentáveis criações da dupla para a TV até hoje. O desenho que originalmente se chamaria "Os Gladstones", foi lançado no dia 30 de setembro de 1960 e a princípio teve 166 episódios de meia hora. O sucesso de Fred Flintstone e companhia foi tanto, que a série foi o primeiro desenho animado a entrar no ar em horário nobre. O programa mostra o cotidiano da família Flintstone, onde o patriarca Frederick Flintstone é um sujeito preguiçoso, embora trabalhe na Pedreira do rabugento Sr. Pedregulho. Fred, como é conhecido, mesmo sendo casado, tenta sempre dar uma escapadinha, com o seu vizinho Barney para o boliche ou para o Clube dos "Búfalos d’Água" do qual fazem parte só os homens de Bedrock.


Fred tem a incrível capacidade de transformar as situações mais banais, numa verdadeira encrenca, perde a paciência com facilidade e explode com mais facilidade ainda, porém é extremamente amável com sua família e seus amigos, por isso não é difícil ouvi-lo bradar de alegria: “Yabba Dabba Doo”. Sua esposa Vilma, é uma excelente dona de casa, adora preparar tudo para família, mas também não dispensa uma fofoca com a vizinha Betty. Ao lado dos Flintstones, mora a família Rubble. arney é um sujeito de bem com a vida, baixinho (por isso chamado de Nanico por Fred, às vezes), extrovertido e excessivamente inocente, dificilmente consegue ver maldade em alguém. Sua esposa Betty Rubble, é a melhor amiga de Vilma, e assim como a colega é uma excelente dona de casa, mas também uma grande feminista.

A Formiga Atômica:

O desenho A Formiga Atômica estreou em 1965, trazendo as aventuras da formiga no programa intitulado “The Atom Ant Show”. A série durou trêsanos, sendo que no último a pequena heroína dividiu seu tempo nas telinhas com outro personagem da Hanna-Barbera Productions, O Esquilo Sem Grilo. A pequenina heroína também teve algumas participações na série A Turma do Zé Colméia. A Formiga Atômica é um dos personagens da Hanna-Barbera que mais se aproximam dos super-heróis tradicionais, ainda que em forma de paródia. Na verdade ela mais parece o Super Homem com anteninhas e bem minúsculo. 


Ela mora em um confortável formigueiro próximo da cidade, equipado com um computador do tipo mainframe e uma pequena academia onde a super formiga adora se exercitar com gigantescos halteres, pesados demais até para um Arnold Schwarzenegger. Mas basta suas antenas atômicas detectarem um pedido de socorro, que ela larga o que está fazendo e entra em ação, gritando sua frase favorita: "Lá vem a triônica, a Formiga Atômica". Usando os seus superpoderes a pequena heroína enfrenta mafiosos, ladrões ou qualquer tipo de vilão que possa oferecer perigo a paz na cidade. 

O Gato Félix:

Acredita-se que Felix tenha sido criado em 1919 pelo cartunista Otto Messmer, apesar do produtor cinematográfico e também cartunista australiano Pat Sullivan, que detinha os direitos autorais sobre o desenho, se dissesse o criador do gato. Tudo pode ter começado em 9 de novembro de 1919, quando um personagem muito parecido com o Gato Felix de nome Master Tom, foi feito no estúdio de Pat Sullivan, com direção do caricaturista e animador Otto Messmer, que recebeu o nome de Feline Follies. Rapidamente Félix tornou-se um dos personagens mais conhecidos em todo o mundo, suas histórias foram publicadas por 250 jornais diferentes, tornando-se uma celebridade, algo que se intensificou ainda mais quando o felino debutou nos cinemas. Após conseguir os direitos do personagem, o artista Joe Oriole começou a criar uma nova série, reformulando o visual do gato, dando-lhe pernas mais compridas, e criando novos personagens. 


Surgiam assim: o Professor e seu sobrinho Poindexter; o assistente do Professor Rock Bottom, um perverso robô chamado Cilindro,  e o esquimó Vavoom. Surgia também a sacola mágica. Nos desenhos de Felix o gato chamava a atenção por onde passava por ser uma referência de boa conduta, sempre tratando os que encontrava com muito respeito e gentileza, o tipo de comportamento perfeito para quem queria viver tranqüilo, mas inevitavelmente o bichinho costumava se meter em encrencas.  Tão logo o sucesso dos desenhos animados do Gato Felix, produzidos por Joe Oriole, despontou nos Estados Unidos em meados dos anos 60, a Tv Tupi trouxe o felino para sua programação.  Nos final dos anos 60, o gato aprontou das suas na Tv Gazeta de São Paulo, antes de se transferir para a Rede Globo onde ficou até a década de 1980.  O público brasileiro já estava um pouco esquecido do personagem, quando a Tv Record o resgatou na década de 1990 para a sua programação. Também foi exibido pelos canais Rede Brasil, Cartoon Network e Boomerang. 

He-Man:

Com o sucesso da linha de brinquedos da Mattel, não demorou muito para que He-Man virasse estrela de TV. Produzida pela Filmation (responsável pela adaptação de Capitão Marvel, por exemplo), a série animada foi lançada em 1983 com o título de  He-Man and the Masters of the Universe (no Brasil He-Man e Os Defensores do Universo). Não tardou e o seriado tornou-se febre mundial em todo o mundo. O programa contou com duas temporadas de 65 episódios cada, entre os anos de 1983 e 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra - A Princesa do Poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra. Em cada aventura, o herói frustrava os planos do vilão Esqueleto em conquistar o reino de Etérnia. Com uma animação caprichada, o programa tinha sempre uma lição de moral no final de cada episódio. He-Man na verdade escondia-se por trás da identidade do Príncipe de Etérnia, Adam, filho do Rei Randor e da Rainha Marlena, um jovem que ganhou a  Espada Mágica depois de ser levado ao Castelo de Greyskull pelo amigo Mentor. Erguendo a espada de Greyskull e gritando "Pelos poderes de Greyskull... Eu tenho a Força!"  ele transformava-se em He-Man, o homem mais poderoso do universo. 


Ao seu lado estava seu tigre de estimação, o medroso Pacato, que quando tinha a espada de Greyskull apontada para ele durante a transformação de He-Man, virava o “Gato Guerreiro”, um animal forte e feroz e que servia de montaria para o herói. Esqueleto era o grande malfeitor do desenho, estava sempre querendo controlar o Castelo de  Greyskull pelos portais que ele usava para aparecer em qualquer lugar que queria. Ele carregava um bastão com a cabeça de um bode, e às vezes cavalgava em seu próprio gato, Panthor.  A principal aliada de Esqueleto era a bruxa Maligna,  uma vilã muito poderosa que usava sua magia negra para tentar ajudar Esqueleto. O desenho estreou no Brasil em 1984 no programa  Balão Mágico. Com o fim do infantil He-Man continuou sendo exibido no Xou da Xuxa, onde realmente chegou ao topo na audiência brasileira, ganhando álbum de figurinhas e brinquedos. Depois de um enorme sucesso no programa da loira o desenho passou para a Tv Colosso onde saiu do ar junto com o programa e ficou anos sem ser exibido por aqui.

Homem Aranha:

Homem-Aranha é um dos mais e populares super-heróis das histórias em quadrinhos, criado pela Marvel. É protagonista de séries animadas, filmes, jogos e outras formas de mídia. Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo há décadas. O herói foi criado por Stan Lee, com seu parceiro Steve Ditko. Na época do início da publicação de Homem-Aranha no começo da década de 1960, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. O Homem-Aranha, contudo, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes. 


Peter Parker é um cientista adolescente, que após ser mordido por uma aranha radioativa desenvolve uma força surpreendente e os poderes da aranha. Então ele decide utilizar esses talentos para lutar contra a criminalidade. Ele passa a usar uma roupa de superherói e logo, seu nome fica conhecido junto à imprensa como Homem-Aranha. Parker trabalha como um fotógrafo independente para o jornal Diário Cometa, onde tem que lidar com o chefe chato J. Jonah Jameson, um antiaracnídeo que sempre publica manchetes declarando que o Homem-Aranha é um criminoso. Peter tem um o romance com a recepcionista do jornal, Betty Brant. O herói combatia os mais variados tipos de vilões, entre eles: Mistério, Duende Verde, Lagarto, Doutor Octopus, Homem-Areia. Já na segunda e terceira temporada, os vilões foram praticamente eliminados e mostrava um outro lado do Homem-Aranha, que combatia vilões genéricos e também monstros. 


Hulk:

O desenho do Incrível Hulk lançado em 1966 era mais uma animação dos estúdios Grantray-Lawrence Animation para o programaClube da Marvel Shell("Marvel Super Heroes Show”) que contou apenas com 13 episódios. A animação era muito precária e os desenhos eram extraídos diretamente das revistas, quase sem adaptação. m O Incrível Hulk temos um mostrengo falastrão de meros dois metros de altura, que sequer rasga as roupas direito ao se transformar. No desenho, Banner era um cientista do exército americano que pesquisava a radiação gama. Durante o teste da bomba gama, Banner viu um adolescente, Rick Jones, entrar distraidamente na área da explosão. Ao tentar salvá-lo, Bruce Banner foi atingido pela radiação, e seu corpo foi afetado. A partir daí, cada vez que Banner passa por uma emoção muito forte, transforma-se no Hulk, um ser irracional, com pela verde, super-forte e agressivo. 


A explicação para o que a radiação gama fez a Banner são os fatos dramáticos de sua infância. Seu pai trabalhou durante  anos em pesquisas e começou a ficar louco. Passou a acreditar que, em razão do seu contato com radiação, seu filho só poderia ser um monstro. Então maltratava a criança e acabou ferindo mortalmente a própria esposa, mãe de Bruce. O menino ainda foi vítima das outras crianças que o consideravam um fraco. Assim, Hulk seria uma combinação dos raios gamas com o ódio e a dor que Banner tinha passado a vida se escondendo. Enquanto Banner era respeitado, Hulk era perseguido pelo exército incansavelmente, principalmente pelo General Ross, pai da namorada de Bruce. Durante muito tempo Banner viveu como fugitivo, até seu corpo ser separado do Hulk. Entre os vilões vistos nessa produção estavam o Líder, Górgona, Tyranus, O Senhor dos Metais, Bumerangue e O Fantasma Espacial. O desenho estreou no Brasil em 1967 juntamente com as revistas em quadrinhos da Editora EBAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize