segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Especial Novelas: Amor e Intrigas (2007)


Amor e Intrigas conta a história das irmãs, Alice (Vanessa Gerbelli) e Valquíria (Renata Dominguez), naturais de Ouro Preto, Minas Gerais. Valquíria é uma jovem ambiciosa e calculista que não se conforma com a vida pacata e simples do interior e tomada pela ganância, dá um golpe, vendendo todas as máquinas da confecção de sua mãe viúva Dilma (Ângela Leal) com a ajuda de Jacira (Gorete Milagres), uma das costureiras, e foge com o dinheiro para a cidade do Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. Surpreendida pelo golpe, Dilma acaba tendo um infarto e morre. Após o enterro da mãe, Alice jura que vai fazer com que a irmã pague pelo crime e parte em busca dela no Rio.

No Rio, Alice conhece o rico e elegante Felipe Junqueira de Albuquerque (Luciano Szafir) por quem se apaixona, Felipe é filho da poderosa empresária Dorotéia (Ester Góes), uma mulher arrogante que tenta manipular todos ao seu redor, em especial os filhos Felipe e Débora (Adriana Garambone) administradora de uma pousada em Visconde de Mauá. Alice e Felipe iniciam um namoro, mas para viver este amor, Alice terá de enfrentar Dorotéia, que quer afastar, de qualquer forma, Alice de Felipe, e contara com ajuda da desequilibrada Alexandra Prado Guimarães (Francisca Queiroz), ex-noiva de Felipe, uma mulher prepotente e inescrupulosa que humilha e culpa seu irmão João (Léo Rosa), pela morte dos pais num acidente de carro. Dorotéia também tem um lado frágil, que esconde de todos, desde jovem tem uma paixão secreta por Camilo (Jonas Bloch), primo de seu falecido marido que foi morto em circunstâncias mal esclarecidas.

Petrônio (Heitor Martinez), um criminoso, que se aproveita da boa fé do ingênuo Kiko (Márcio Kieling) para lhe roubar. Após o roubo, Petrônio percebe que além do dinheiro também carrega os documentos de Kiko, e acaba sendo confundido com este pela meiga Cristina (Gabriela Durlo), que acha se tratar de seu primo. A moça o leva para conhecer sua mãe, a alegre Celeste (Denise Del Vecchio), que o convida para morar em sua pensão. Valquíria circula pelas rodas da alta sociedade carioca em companhia da sofisticada Rafaela Noronha (Mylla Christie), que desconhece do verdadeiro caráter de Valquíria, tornando-se sua melhor amiga. Valquíria e Petrônio acabam se conhecendo e iniciam um tórrido romance, e juntos, não medem esforços para subirem na vida.

Audiência
Amor e Intrigas se transformou num dos maiores sucessos da teledramaturgia da Rede Record. Quando passou a ser exibida às 22 horas, em sua reta final, a média de audiência da novela na Região Metropolitana de São Paulo subiu de 13 para 17 pontos no IBOPE. Em abril, a novela registrou picos de 23 pontos e a Record decidiu prolongar a atração em um mês além do previsto. Em São Paulo, cada ponto no IBOPE representa 55,5 mil lares. O último episódio da novela registrou audiência média de 18 pontos em São Paulo e ficou na liderança por seis minutos. A média geral da novela foi de 12 pontos em São Paulo, um aumento de 3 pontos em relação à sua antecessora Luz do Sol, que fechou com 9 pontos.

Curiosidades:

Amor e Intrigas foi a décima produção ininterrupta da Rede Record desde que a emissora voltou a investir em teledramaturgia em 2004.

Amor e Intrigas foi a primeira telenovela de Gisele Joras. Ela foi a vencedora de um concurso de teledramaturgia promovido pela Record em 2006, onde participavam autores experientes, como os cineastas José Emílio Rondeau, Luiz Fernando Borges, Leila Miccolis e o ator e diretor André Di Mauro, neto do cineasta Humberto Mauro. Mauro se tornaria mais conhecido por interpretar o Lipe em de Chamas da Vida, novela seguinte da faixa das 22 horas da Record.

O responsável pela escolha de Gisele Joras como "vencedora" neste concurso promovido pela Record foi o próprio amigo e professor de roteiro Luiz Carlos Maciel. Luiz Carlos Maciel é o marido da atriz Maria Claudia que depois acabou entrando na novela interpretando uma personagem de destaque na trama a "Eugenia Dutra", foi ele tambem quem assinou a supervisão do texto.

O roteiro exigia que as primeiras gravações ocorressem fora da cidade do Rio de Janeiro. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi a escolhida pela produção.

As cenas do enterro de Dilma, personagem de Ângela Leal, foram complicadas de serem feitas. O diretor, Edson Spinello, chegou a regravá-la cerca de quarenta vezes. O detalhe das cenas é uma das marcas registradas do diretor. O mesmo havia acontecido na época do início das gravações de Bicho do Mato, em locações no Mato Grosso.

A equipe da novela passou cinco dias gravando em Ouro Preto. Acompanhando as gravações no local, alguns jornalistas, a convite da emissora, puderam ver o realismo levado ao extremo na seqüência de cenas do enterro de Dilma.

O jogo do bem contra o mal nunca foi tão intrigante. Seu destino é você quem escreve. Com esse simples slogan, a Record deu largada na divulgação da sua nova novela. Intensas divulgações invadiram a telinha da Record. Primeiro com simples teasers, depois apresentando os personagens e por fim, chamadas de história e de elenco.

A empreitada de propaganda da novela, na mídia em geral, foi encargo da agência de publicidade DPZ que trouxe parte do elenco em cima de um jogo de xadrez. A criação foi de Ricardo Velloso e Rodrigo Leão, com direção de Fernando Rodrigues e Francesc Petit.

Ao total, Amor e Intrigas utilizou 38 cenários fixos. O maior deles é o da casa de Dorotéia (Esther Góes). Valquíria (Renata Dominguez), morou em três apartamentos diferentes.

Depois de 10 anos trabalhando na TV, a atriz Gorete Milagres deu seu primeiro beijo em novelas.

A atriz Maria Cláudia teve seu final antecipado na novela Caminhos do Coração, para participar de Amor e Intrigas, onde interpreta a ex-musa do teatro Eugênia Dutra.

No dia 30 de junho de 2008 a novela mudou sua classificação indicativa para "programa inapropriado para menores de 12 anos", só que durante a exibição da novela naquele dia a classificação indicativa mudava para "programa inapropriado para menores de 14 anos" após os intervalos comerciais.

Nesta novela Vanessa Gerbelli viveu sua primeira protagonista. Pela primeira vez, Heitor Martinez e Renata Dominguez viveram os vilões.Luciano Szafir viveu seu segundo protagonista.

Nesta novela, o bordão "Otááááááário (a)" criada pela vilã Valquíria (Renata Dominguez) fez muito sucesso e acabou virando moda.

A atriz Juliana Silveira foi convidada para ser a protagonista Alice mas recusou o convite pois estava na novela Luz do Sol e mais tarde foi protagonista da sucessora Chamas da Vida.

Elenco:
Vanessa Gerbelli – Alice
Luciano Szafir – Felipe
Renata Dominguez – Valquíria
Heitor Martinez – Petrônio
Ester Góes – Dorotéia
Nicola Siri – Mário
Denise Del Vecchio – Celeste
Jonas Bloch – Camilo
Adriana Garambone – Débora
Mylla Christie – Rafaela
Márcio Kieling – Kiko
Sílvia Bandeira – Marília
André Bankoff – Pedro
Léo Rosa – João Prado
Francisca Queiroz – Alexandra
Luiz Guilherme – Anselmo
Eliete Cigarino – Adelaide
Rogério Fróes – Giuseppe
Cássia Linhares – Sílvia
Bianca Castanho – Antônia
Castrinho – Pierre
Sônia Guedes – Dora
Matheus Rocha – Paulo
Valérica Alencar – Neide
Gabriela Durlo – Christina
Carlos Bonow – Luciano
Cláudio Gabriel – Jurandir
Otaviano Costa – Bruno
Gorete Milagres – Jacira
Manoelita Lustosa – Telma
Sérgio Menezes – Paco
Guilherme Boury – Marcos
Rogério Brito – Sérgio
Camila Guebur – Vitória
Daniel Dalcin – Daniel
Bruna di Túlio – Fabíola
Lívia Rossi – Joyce
Laila Zaid – Janaína
Rose Lima - Eva

Participações Especiais:
Ângela Leal – Dilma
Paulo Figueiredo – Romeu
Maria Cláudia – Eugênia
Roberto Pirillo – Otávio
Jorge Pontual – Rodrigo
Luiz Carlos de Moraes – Dr. Cardoso
Xando Graça - médico


Trilha Sonora
Capa: Vanessa Gerbelli e Luciano Szafir
Como é Grande o Meu Amor por Você — Davi Moraes
Qual é? — Marcelo D2
Garganta — Antônio Villeroy
Guiding Star — André Leonno
Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim — Fábio Jr.
Qué Será — Diego Torres
Rio da Morena — Nico Rezende
Quem Dera — RUB
Acontecência — Octávio Cardozzo
Showing — Doug Wayne e Sérgio Carrer
Minha Garota — Wilson Sideral
Você me acende — A Bolha e Erasmo Carlos
Casaco Marrom — DNA
Você Me Faz Tão Bem — Detonautas Roque Clube
Antes do Fim — Thaeme Mariôto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize