quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ataques estremecem imagem pacata do Canadá


Os tiroteios que deixaram ao menos dois mortos no Canadá chocaram um país tradicionalmente tranquilo e despertaram questões sobre ameaças extremistas e eventuais riscos resultantes do maior alinhamento de Ottawa com os Estados Unidos.

Na quarta-feira, um soldado canadense foi morto a tiros no Memorial de Guerra Nacional na capital. O autor dos disparos, então, correu em direção ao complexo do Parlamento, próximo ao memorial, onde um suposto atirador – possivelmente ele próprio – morreu após trocar tiros com a polícia. Três pessoas foram feridas.

O incidente ocorreu horas depois do país elevar seu nível de alerta e dois dias depois de a polícia matar a tiros um motorista que atropelou dois soldados em um estacionamento no Quebec. O motorista foi descrito como muçulmano "radicalizado". Um dos soldados morreu.


No início do mês, o Canadá anunciou planos para unir-se à coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo autodenominado 'Estado Islâmico' no Iraque, apesar de não haver confirmação de que os ataques desta semana estariam vinculados à campanha militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize