sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Especial - 15 anos da morte de Diana



No dia 31 de agosto de 1997, a princesa Diana morreu aos 36 anos após um acidente de carro no túnel junto à Ponte D’Alma, em Paris. Seu namorado, o empresário egípcio Dodi Al Fayed e o motorista francês, Henri Paul, morreram na hora. Diana chegou a ser transportada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O único sobrevivente foi o guarda-costas de Al Fayed, Trevor Rees-Jones.

Após o anúncio da morte da chamada “princesa do povo”, a comoção foi geral, e na Grã-Bretanha a rainha Elizabeth 2ª foi a mais criticada por seus súditos pela frieza. A Rainha estava na Escócia e não voltou imediatamente a Londres para tratar do assunto, apesar do palácio de Buckingham ter virado um ponto de peregrinação para os fãs de Lady Di, que encheram seus arredores de flores, bichos de pelúcia e mensagens em demonstração de carinho à mãe de William e Harry. As investigações feitas constataram que o motorista do veículo estaria bêbado, e foi declarado culpado pela tragédia. Três fotógrafos que perseguiam o carro que levava Diana e Dodi al Fayed foram condenados por invasão de privacidade em 2006.

A família real 15 anos depois
A morte da princesa Diana chocou o mundo e gerou uma onda de tristeza e dor na Grã-Bretanha. A população não esperava a reação fria que teve a rainha Elizabeth 2ª. Sua atitude causou uma indignação geral e uma onda de críticas até então inimaginável para a soberana. As teorias de conspiração de que a princesa teria sido morta pelo serviço secreto britânico por ordem da família real também não ajudaram a popularidade da rainha. Mas após 15 anos, Rainha Elizabeth 2ª conseguiu de volta o seu prestígio, o que pôde ser visto em junho, quando celebrou seus 60 anos no trono, o Jubileu de Diamante. O príncipe Charles, que não era a personalidade mais querida da família pelo público, continua não sendo. Ele e sua eterna amante, Camilla Parker-Bowles, se casaram, finalmente, em 2005, e apesar da resistência inicial dos súditos em aceitar Camila como mulher do futuro rei, a rejeição agora é menor, e eles são vistos como um agradável e bem humorado casal de sexagenários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize