domingo, 5 de agosto de 2012

Por Onde Anda? - Atores de Carrossel (1991)


“Entre duendes e fadas, a terra encantada espera por nós, abra o seu coração, na mesma canção, em uma só voz. Entra, vem no picadeiro, pintar essa cara com tinta e pó, deixa a criança escondida, esquecida esquecer, que ela é a vó. Embarque neste carrossel, onde o mundo faz de conta, a terra é quase o céu”.
Com certeza, muitas pessoas ouviram muito essa música quando eram crianças. Um dos grandes sucessos da televisão mexicana, Carrossel, estreava no SBT, no dia 20 de maio de 1991, para marcar a infância de muitas crianças. Quem não se lembra da delicada professora Helena, da romântica Laura, da bagunceira Valéria, da odiosa Maria Joaquina e do coitado Cirilo? As emoções e dramas que se passavam na Escola Mundial conquistaram pais e filhos nesta época.
Depois de 21 anos, o SBT resolveu fazer o remake da novela. Com audiência muito boa, a produção brasileira deixa uma questão no ar. O que aconteceu com os atores que fizeram a versão original da novela? Para responder, o Blog do Programa Atualize traz no Quadro "Por Onde Anda?" esta matéria especial sobre a novela Carrossel.
Maria Joaquina (Ludwika Paleta), filha de um renomado médico, é uma menina rica, bonita, porém arrogante, mas com o tempo aprende a dar valor as coisas importantes da vida. Na trama, foi sequestrada, mas salva por seus amigos e por Cirilo, colega apaixonado e desprezado por ela por ser negro e pobre. Ela curiosamente demonstra sentir um amor um tanto platônico por Daniel. Ludwika Paleta seguiu a carreira de atriz, mas hoje faz apenas teatro.
Cirilo (Pedro Javier Viveros) é um menino pobre e negro. Cirilo caracterizava-se por sua ingenuidade e inocência. Costumava acreditar e cair em praticamente todas as brincadeiras que fizessem contra ele, sendo por isso sempre motivo de chacota por alguns colegas, em especial o temível Paulo Guerra, que se divertia levando Cirilo na conversa de diversas maneiras. O pequeno Cirilo era ainda apaixonado por uma coleguinha de turma, a linda e mimada Maria Joaquina; amor esse que não era correspondido, pois Maria Joaquina era, além de tudo, egoísta, mimada, e, sobretudo, racista. Atualmente, Pedro trabalha com ciências da comunicação.
Valéria (Crystel Klithbo) é a namoradinha míope do Davi. No auge da pobreza, quando seu pai assinou papéis para um canalha que o traiu deixando-lhe uma dívida enorme, costurou roupinhas de boneca durante a madrugada para tentar vendê-las numa loja de brinquedos; pelas manhãs mostrava-se exausta e era constantemente repreendida pelos pais, que não sabiam da boa ação. Quando cresceu, a atriz Crystel Klitbo se transformou numa bela mulher, mas sua carreira artística não foi muito longe. Atuou em mais algumas novelas mexicanas, mas nada relevante. 

Jaime Palillo (Jorge Granillo) é um gordinho de coração enorme que sempre repetia "Mas que droga de cabeça!" quando não acertava um problema de matemática. Jaime Palillo só temia seu velho pai, o grosseirão Rafael Palillo, um mecânico de automóveis de bom coração, mas que sempre batia no filho na época de assinar os boletins escolares. O ator Jorge Granillo hoje em dia estuda Administração após uma tentativa mal sucedida de tentar seguir em projetos tecnológicos e portais de noticias mexicanos.
Carmen (Flor Eduarda Gurrola) é uma menina estudiosa, extremamente pobre, que sofria com a separação dos pais. Destacou-se ao sofrer de apendicite aguda, precisando ser rapidamente operada pelo pai de Maria Joaquina. Outras várias situações envolveram a menina, como a festa de Primeira Comunhão da prima rica, que exigia que suas convidadas vestissem-se de branco dos pés a cabeça. Carmen não tinha essa roupa e seus pais não podiam comprar para ela. Mas no fim, a Patrulha Salvadora deu um jeito na situação e mais uma vez mostraram o quanto são unidos e amorosos. A atriz Flor Eduarda Gurrola segue atuando no teatro, e recentemente faz a peça “77 vidas com uma bigorna”.

Davi Rabinovich (Joseph Birch) é um estudante judeu. Com seu rosto angelical e cabelos loiros e cacheados, o pequeno Davi não perdia tempo com as mulheres, tendo como affair a levada Valéria, sua colega de classe. O clímax da atuação do jovem semita se deu quando se oferece para sacrificar seu amado animal de estimação, uma tartaruga, para fazer uma sopa capaz de curar o porteiro Firmino de uma doença. Fora da TV o ator que interpretava Davi, Joseph Birch virou coreografo.

Laura (Hilda Chávez) é uma gordinha comilona e romântica, passava o dia com um grande sanduíche na mão, e não perdia a chance de desabafar num suspiro "Isso é tão romântico!" E também: "Você é muito anti-romântico!!!", ou "Isto é muito sentimental". Hilda Chaves virou advogada e participa de convenções de fãs esporadicamente.

Daniel (Abraham Pons) é o líder intelectual da turma, 100% correto e incorruptível. Com seu cabelo em forma de tigela e rosto sardento, foi o criador da organização filantrópica e sem fins lucrativos "Patrulha Salvadora", que com suas missões ajudou vários personagens nas mais inusitadas situações. O ator Abraham Pons, hoje trabalha atrás das câmeras como cinematografista e roteirista.

Paulo Guerra (Mauricio Armando) era um garoto problema. Temido por quase todos, Paulo estava sempre aprontando, ora colocando tachinhas na cadeira da roliça Laura, ora bolando um plano maquiavélico contra o pobre Cirilo. Aparece com uma zarabatana no vídeo de abertura. Mais para o final da novela, por incrível que pareça, a conduta de Paulo piora, a ponto de ser expulso da Patrulha Salvadora. Mauricio Armando, que interpretou Paulo Guerra, atualmente é engenheiro de som em Chicago.

Mario Ayala (Gabriel Castañon) é um personagem que entra bem depois do início da novela. Filho de um homem que vive de viagens para ganhar duramente a vida, vivia também com a meia-irmã e a madrasta. Estudava na Escola Mundial, assim como a quase totalidade das crianças da série. Em seu primeiro dia de aula com a professora Helena, se comportou tão mal que fez a professora Helena e toda a turma chorar. Mas com o passar do tempo foi se tornando mais comportado e amigo de todos. Possuía um cachorro, com o nome de Rabito. Gabriel Castañon seguia a carreira de ator e atualmente faz filmes que movimentam o cinema mexicano.
Marcelina Guerra (Georgina García) é a irmã de Paulo, é o oposto do irmão, sendo boazinha demais e sempre defendendo os injustiçados, como Cirilo e Laura. Atualmente a atriz Georgina García é entusiasta da culinária local e tem um restaurante típico.
Professora Helena (Gabriela Rivero): professora do Ensino Fundamental da Escola Mundial, é a personificação de tudo o que é bom e correto. A jovem e linda professora Helena era tutora, amiga e mãe de seus alunos. Com seu jeito meigo e enorme paciência, a professorinha era amada por todos. Após o fim de Carrossel, a atriz Gabriela Rivero seguiu atuando no México, mas atualmente vive nos Estados Unidos e participa de programas latinos.

10 comentários:

  1. boas lembranças, obrigado pela material bem escrita.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Rivero voce como professora na novela carrossel estava linda e virei sua fã que agora eu tenho uma escola sonho de boneca em homenagem a voce me passa seu contato que ai posso falar com voce como estou me saindo sendo professora ai derepente nos conheçemos bjs. Amanda

    ResponderExcluir
  4. Gabriela Rivero voce como professora na novela carrossel estava linda e virei sua fã que agora eu tenho uma escola sonho de boneca em homenagem a voce me passa seu contato que ai posso falar com voce como estou me saindo sendo professora ai derepente nos conheçemos bjs. Amanda

    ResponderExcluir
  5. Gabriela Rivero voce como professora na novela carrossel estava linda e virei sua fã que agora eu tenho uma escola sonho de boneca em homenagem a voce me passa seu contato que ai posso falar com voce como estou me saindo sendo professora ai derepente nos conheçemos bjs. Amanda

    ResponderExcluir
  6. Sempre achei a professora Helena muito encantadora.

    ResponderExcluir
  7. Novela muito boa, no entanto o sbt podia reprisa_la novamente.

    ResponderExcluir

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize