segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Série - Centenário Jorge Amado - Parte 4

Na última parte do especial sobre o centenário de Jorge Amado, vamos relembrar todas as suas obras que já foram adaptadas para a televisão.

Gabriela
Sonia Braga entrou para a história da TV com a sua Gabriela na novela homônima exibida pela Globo em 1975. Mas não foi a primeira a interpretar a sensual retirante saída do romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. Desconhecida do grande público à época, Jannette Vollu — descoberta no elenco dos espetáculos produzidos por Carlos Machado —, ganhou o papel-título da trama de 40 capítulos exibida pela da TV Tupi em 1961. A trama foi adaptada por Antônio Bulhões de Carvalho, com direção de Maurício Sherman.

Uma segunda adaptação de Gabriela, Cravo e Canela foi exibida de 14 de abril a 24 de outubro de 1975 na Globo. Escrita por Walter George e dirigida por Walter Avancini e Gonzaga Blota, teve 132 capítulos. Foi escolhida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor produção de 1975. O papel título foi de Sônia Braga.
 

Terras do Sem-Fim

Foi produzida e exibida no horário das 18h pela Globo entre 1981 e 1982 e contou com 89 capítulos. Foi escrita por Walter George Durst, baseada no romance homônimo de Jorge Amado e dirigida por Herval Rossano. Na trama, a exploração do cacau leva para a cidade de Ilhéus, na Bahia, o desenvolvimento e muitos aventureiros vindos de outras regiões do País, entre eles João Magalhães, jogador de cartas trapaceiro e falso engenheiro. É também o conflito entre dois grandes latifundiários: o coronel Horácio e os Badaró. No elenco, Otávio Augusto, Paulo Figueiredo e Nívea Maria.

Tenda dos Milagres
Foi uma minissérie apresentada pela Globo em 30 capítulos, de 29 de julho a 6 de setembro de 1985, baseada na obra homônima de Jorge Amado. Escrita por Aguinaldo Silva e Regina Braga, com direção de Paulo Afonso Grisolli, Maurício Farias e Ignácio Coqueiro e direção geral de Paulo Afonso Grisolli. No elenco, Nelson Xavier, Tânia Alves, Milton Nascimento.

Tieta

Baseada no livro Tieta do Agreste, Tieta foi uma novela exibida pela Globo entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, no horário das 20h, totalizando 196 capítulos. Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares e dirigida por Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho, com direção geral de Paulo Ubiratan. Betty Faria ficou com o papel-título. O elenco também contava com Joana Fomm e Reginaldo Faria.
 

Tereza Batista Cansada de Guerra

Adaptação do livro Tereza Batista Cansada de Guerra, Tereza Batista foi uma minissérie exibida pela Globo entre 7 de abril e 22 de maio de 1992, com 28 capítulos. De Vicente Sesso, foi dirigida por Paulo Afonso Grisolli. O papel-título ficou Patrícia França. Humberto Martins e Herson Capri também estavam no elenco.

Tocaia Grande

Baseada no romance homônimo de Jorge Amado, Tocaia Grande foi uma novela produzida pela extinta Rede Manchete e exibida de 16 de outubro de 1995 a 10 de setembro de 1996. Foi escrita por Duca Rachid e Marcos Lazarini e dirigida por Régis Cardoso, João Camargo, J. Alcântara e Jacques Lagoa, com direção geral de Walter Avancini. Teve 236 capítulos. Taís Araújo, Tânia Alves e Giovanna Antonelli estavam no elenco.

Dona Flor e Seus Dois Maridos

A minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos, de autoria de Dias Gomes, Ferreira Gullar e Marcílio Moraes, foi produzida pela Globo em 1997 e exibida um ano depois, de 31 de março a 1º de maio de 1998, com direção de Mauro Mendonça Filho. Nos papéis principais, estavam, respectivamente, Giulia Gam, Edson Celulari e Marco Nanini.

Gabriela

A mais recente adaptação de Jorge Amado para a TV ainda está no ar. A novela Gabriela, da Globo, teve estreia em 18 de junho de 2012. Baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado - que também originou a telenovela de 1975 protagonizada por Sônia Braga -, é escrita por Walcyr Carrasco, com direção-geral de Mauro Mendonça Filho. Juliana Paes interpreta a personagem-título da trama, Gabriela. A novela ainda conta com Humberto Martins, Antônio Fagundes, José Wilker, Mateus Solano, Chico Diaz, Leona Cavalli, Vanessa Giácomo, Marcelo Serrado, Maitê Proença, Erik Marmo, Ivete Sangalo e Laura Cardoso nos demais papéis principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize