sábado, 25 de agosto de 2012

Famílias na TV

Quem nunca se identificou com um personagem ou família da TV? O ditado “família é tudo igual, só muda de endereço” também vale para as telas. O cotidiano dos clãs é tema comum de filmes, desenhos e séries de TV. Em épocas e com temáticas diferentes, as brigas, manias e confusões de pais, mães, irmãos, tios e agregados são um dos assuntos principais na telinha. Com humor, drama, ou crítica, falar do universo privado nunca fica repetitivo ou sai de moda. Qual destas famílias é a sua preferida?

 

A Grande Família

Seguindo a tendência das maiores séries de sucesso da televisão, a Grande Família representa o tema com maestria na TV brasileira. Exibida entre 1972 e 1975 originalmente, o seriado começou a ser produzido novamente em 2001 pela Globo e, sem previsão de sair do ar, ganhou uma roupagem um pouco diferente. A trama atual inclui novos personagens e sai do espaço exclusivo da casa da família Silva, que vive na Zona Norte do Rio de Janeiro. O enredo gira em torno dos conflitos familiares e entre os vizinhos e a comunidade. O patriarca Lineu (Marco Nanini), careta e metódico, sempre entra em conflitos com o restante do clã. A mulher Nenê (Marieta Severo) é uma dona de casa exemplar que tenta manter a harmonia da casa e não perder a juventude. Completam a família os filhos Tuco (Lúcio Mauro Silva), que é um boa vida que não sai da proteção dos pais, e Bebel (Guta Stresser), uma cabeleireira casada com o taxista e malandro Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), pais do menino Florianinho.


Sai de Baixo

A série, gravada ao vivo em um teatro nas noites de domingo, foi um dos maiores sucessos dos programas de humor brasileiros. Entre 1996 e 2002, o público acompanhou as trapalhadas e golpes da família de Vavá (Luiz Gustavo), Cassandra (Aracy Balabanian), Magda (Marisa Orth) e Caco Antibes (Miguel Falabella). Depois da morte do marido, um oficial da aeronáutica, a socialite falida Cassandra, sua filha nada inteligente Magda e seu genro golpista Caco se mudam para o apartamento do irmão Vavá, que também não vive muito bem de grana. Juntam-se ao enredo, a empregada da família que foi interpretada por quatro atrizes diferentes, entre elas Cláudia Jimenez e Cláudia Rodrigues, além do porteiro do prédio, vivido por Tom Cavalcante e Luiz Carlos Tourinho. Os bordões, as piadas e as pérolas de Magda, além das risadas ao vivo fizeram muito do sucesso da série.


Brothers & Sisters – (Os Walker)

Em cinco temporadas, a série exibida no Brasil pelo Universal Channel, mostrou as reviravoltas da família Walker. O enredo, guiado por muito drama, passava por segredos, intrigas, negócios e muitos problemas de relacionamento. A história se desenrola a partir da morte do pai da família Walker, que transforma o relacionamento da matriarca, a controladora Nora Walker, com os cinco filhos do casal – Kitty, Sarah, Kevin, Tommy e Justin. Kitty é uma jornalista que tinha bom relacionamento com o pai, mas não se dá tão bem assim com a mãe; a empresária Sarah, além de enfrentar um divórcio e a perda da guarda dos dois filhos, tenta reerguer a empresa da família durante toda a série; Thomas é um filho leal, mas se perde depois de cometer erros no comando da empresa e acaba se afastando da família; o advogado Kevin se dá bem com todos os irmãos e depois de se estabilizar em um relacionamento homossexual adota uma criança por meio de barriga de aluguel; o caçula Justin teve problemas com drogas depois de servir na Guerra do Iraque e vive sempre à sombra de seus fantasmas. Entram no enredo também, os personagens de tio Saul, ombro amigo de toda a família Walker que sai do armário ao longo da série e Holly Harper, amante do patriarca da família, e sua filha, Rebecca, que chegam à trama para lutar por sua parte nos negócios. Donos de uma vinícola, os Walker têm sempre as discussões regadas por muitas taças de vinho.

Família Dó Re Mi – (Os Partridge)

The Partridge Family estreou na TV americana nos anos 70 e por quatro temporadas contou a história de uma mulher viúva e mãe de cinco filhos que, juntos, se arriscavam no mundo da música. Aqui no Brasil, ficou conhecida como Família Dó Re Mi e arrebatou fãs de uma geração. Em uma cidade fictícia na Califórnia, os irmãos, que fazem música na garagem, pedem a ajuda de um empresário e convencem a mãe, Shirley Partridge, a saírem em uma turnê. A partir daí, Keith, Laurie, Danny, Chris e Tracy saem pelo país viajando em um velho ônibus escolar e fazem a primeira parada para um show em Las Vegas. O jovem ator David Cassidy se consagrou também como cantor por causa da série, mas seus problemas com drogas e com o acelerado ritmo de trabalho fizeram com que ele tivesse vários colapsos nervosos durante as gravações. Outros problemas com o elenco também contribuíram para o cancelamento da série em 1974.


Família Addams

Com hábitos mórbidos e estranhos para o resto das pessoas, a família Addams assustou crianças e divertiu o público por décadas com uma trilha sonora marcante. Na televisão, além da série original lançada em 1964 e regravada em 1998, um desenho animado também fez sucesso a partir de 1973. No cinema, a família mais bizarra de todos os tempos ganhou três filmes, em 1991, 1993 e 1998, com inclusão de novos personagens e elenco com grandes atores como Anjelica Houston e Christina Ricci. O chefe da rica família Addams, Gomez Addams, era manipulado pela mulher, a cadavérica Morticia Frump Addams, que não poupava esforços para conseguir seus desejos. Os filhos do casal divertiam a casa: a esperta Vandinha (Wednesday Friday Addams) torturava o irmão, Feioso (Pugsley Addams), que gostava das brincadeiras incomuns. Esta família horripilante fica completa com o Tio Chico (Fester Addams), fascinado por explosivos, a montanha de pelos do Primo Coisa (Cousin Itt), a Vovó Addams (Grandmama Addams), o mordomo Tropeço (Lurch) e a famosa Mãozinha (Thing T. Thing).


Os Simpsons
Uma das séries de humor crítico mais consagradas da televisão mundial, Os Simpsons satiriza os hábitos da classe média norte-americana. Ela foi criada pelo cartunista Matt Groening em 1987, que nomeou os personagens com os nomes dos membros de sua própria família substituindo o seu próprio pelo de Bart. Além dos conflitos familiares da família amarela, o pai Homer Jay Simpson, da mãe Marge (Marjorie Bouvier Simpson), do rebelde filho Bart (Bartholomew Simpson), da sonhadora filha Lisa (Elisabeth Marie Simpson) e da caçula Maggie (Margareth Simpson), os problemas cotidianos vividos pela comunidade de Springfield também fazem parte do enredo. O sucesso de público e crítica do seriado são tão expressivos que a família ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2000, além de diversos prêmios e um filme lançado em 2007. As polêmicas também fazem parte da história da família Simpson. Além das discussões sobre o comportamento considerado ‘inapropriado’ dos personagens, principalmente o do filho Bart e do pai Homer, a forma como alguns assuntos são tratados também causam discussão sobre a animação. O Brasil esteve em uma destas polêmicas, quando apareceu em um dos episódios como um país sujo e com ruas cheias de bandidos e macacos infectados.

Os Flinstones

O desenho animado Os Flinstones também narra o cotidiano de uma família de classe média, mas com itens bem mais fantasiosos. A turma vive na Idade das Pedras em uma pequena cidade chamada Bedrock e têm hábitos e trejeitos próprios, como por exemplo, ostentar um dinossauro como animal de estimação. O protagonista é Fred Flinstone, que ficou conhecido pelo bordão yabadabadoo. Casado com Wilma, eles são pais de Pedrita, conhecida e sempre imitada pelo osso que prende nos cabelos. Completa o elenco, o casal de amigos e vizinhos da família principal, os Rubble. Barney e Batty Rubble, que estão sempre envolvidos nas confusões dos Flinstones, são pais adotivos do menino Bambam. Além dos costumes e do figurino dos personagens, o famoso carro de rodas de pedra que é movido pelos pés também é destaque na história. A animação foi inicialmente produzida nos anos 60.

Family Guy - (Os Griffin)

Com um estilo despojado e que fala o que vem à mente, sempre a coisa errada na hora errada, o patriarca do seriado Uma Família da Pesada (Family Guy), Peter Griffin, ganhou destaque como mais um personagem de animações críticas da TV. Com boas intenções, mas sem nenhum jeito, o grandalhão sempre constrange o resto da família. Sua mulher, Lois Griffin, dona de casa que se divide entre fazer as tarefas do lar e dar aulas de piano, gasta muito de sua atenção com o filho mais novo, Stewart. Com um ano e jeito diabólico, quer dominar o mundo e se livrar da mãe. A filha mais velha, Meg, é ignorada na escola e sempre tenta se encaixar em algum grupo, mas sem sucesso. O outro filho, Chris, não tem muitos amigos e passa muito tempo no quarto desenhando. Entre outros personagens, está o cão da família, Brian, que é tratado como uma pessoa e bebe e fuma sem parar. A animação foi criada em 1999 por Seth MacFarlane que empresta sua voz a alguns personagens da série.

Família Dinossauro - (Os Silva Sauro)

Seguindo a tendência de desenhos animados que satirizavam as características da vida da classe média americana, a Família Dinossauro conquistou principalmente o público infantil devido ao grande sucesso do personagem Baby. O bebê dinossauro que repetia sem parar a frase “Não é a mamãe!”, virou ícone de uma geração e se transformou em item de vendas de produtos como bonecos, roupas, brinquedos, chaveiros e até álbuns de figurinhas. Os episódios das quatro temporadas, que começaram a ser exibidos no Brasil em 1992, tinham como protagonista a família Silva Sauro, formada por Dino, Fran, Robert, Charlene, Baby e a Vovó Zilda. Eles viviam em uma época pré-histórica dominada por dinossauros em que os humanos eram selvagens.


Everybody Hates Chris - (Os Rock)

A série Everybody Hates Chris (Todo mundo odeia o Chris) foi criada pelo comediante Chris Rock e tem o enredo baseado na infância e adolescência do ator, vivida no fim dos anos 80 no Brooklyn, em Nova York. No seriado, exibido nos Estados Unidos entre 2005 e 2009, conta episódios pontuais da vida da família Rock. O pai, Julius, administra com mãos de ferro as finanças apertadas da família. A mãe, Rochelle, trabalha fora e por isso Chris, muitas vezes, cuida dos irmãos mais novos, Drew e Tanya. Além dos perengues e confusões que Chris passa em casa, tem que ficar esperto também na escola de brancos que frequenta, mas por lá tem o apoio e amizade de Greg.

Eu, a Patroa e as Crianças - (Os Kyle)

A série My Wife and Kids, exibida no Brasil com o título de Eu, a Patroa e as Crianças é uma comédia que retrata de maneira leve e divertida a vida da família Kyle. Vivendo no subúrbio, o pai Michael Kyle se divide entre o trabalho em uma empresa de caminhões e as surpresas que acontecem em casa. A extrovertida mulher de Michael, é Janet Kyle, mão de Júnior, o filho mais velho que não parece muito inteligente; Claire, uma adolescente que rebelde que às vezes tem vergonha das brincadeiras do pai e Kady, a mais nova. O pequeno Franklin, amigo de Kady, também faz parte da história e divide as piadas com Michael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize