terça-feira, 14 de agosto de 2012

Série - Centenário de Jorge Amado - Parte 1



Um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado estaria completando 100 anos no dia 10 de agosto. O autor de livros consagrados como Capitães da Areia,Dona Flor e Seus Dois Maridos e Gabriela, Cravo e Canela morreu em 6 de agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos.

O baiano é um escritor atemporal, lido por pessoas das mais diversas idades e um dos grandes protagonistas da literatura brasileira. Sua obra, recheada de temas como sexualidade, política e luta de classes, foi publicada em mais de 50 países e foi adaptada para o rádio, cinema, televisão e teatro, o que colocou seus personagens no imaginário popular do brasileiro - Gabriela, Tieta, Dona Flor, Tereza Batista... Quem nunca ouviu falar delas? 

Para comemorar o centenário de Jorge Amado, o nosso Blog preparou este especial, com uma biografia, trechos dos seus livros, as adaptações para a TV e para o cinema. Descubra por que Jorge Amado é um dos poucos escritores que gozaram de popularidade tanto com a crítica quanto com o público.

“Eu tive mais do que mereci, mais do que pedi. Sou um homem muito feliz com a vida”

Essa declaração foi feita por Jorge Amado em uma das últimas entrevistas do escritor (para a TV Globo, em 1997). Ao pronunciar as palavras lenta e delicadamente, o 23° membro da Academia Brasileira de Letras mostrou que sua principal essência, a alma baiana, permaneceu ao seu lado até o final da vida.

Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e da dona de casa Eulália Leal Amado, Jorge Leal Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912 em Itabuna, na região sul do estado da Bahia. Quando o menino tinha apenas 1 ano de idade, a família se mudou para Ilhéus, cidade em que passou toda a infância – e em que encontrou, posteriormente, a inspiração para compôr os cenários de alguns de seus principais romances. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize