quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Saúde - Gorduras, fazem bem ou mal?



Seja qual for seu objetivo, cuidar da saúde ou emagrecer, vale a pena aprender mais sobre as gorduras na alimentação. Afinal, trata-se de um grupo de nutrientes presente em vários alimentos, da batatinha frita ao amendoim. São três tipos: insaturadas, saturadas e trans.
As primeiras, insaturadas, são as chamadas gorduras do bem, e se subdividem em duas: monoinsaturadas, encontradas em itens como azeite de oliva, óleos de canola e de soja, abacate e amendoim; e as poliinsaturadas, representadas por óleos vegetais (girassol, milho, soja), sementes oleaginosas (nozes, castanhas) e peixes de água fria (sardinha, salmão, atum). Elas têm um efeito positivo para a saúde, ajudando a diminuir o nível de colesterol ruim (LDL) e elevando o colesterol bom (HDL) na corrente sanguínea.

Já as saturadas, que estão em maior quantidade nos alimentos de origem animal – carnes, leite e derivados como manteiga –, colaboram para o aumento dos lipídios nocivos. Por fim, a trans, responsável pela forma, textura e sabor dos industrializados, também é capaz de aumentar o mau colesterol e diminuir as taxas do bom – sendo, portanto, prejudicial ao organismo. Elas estão na margarina, nos sorvetes cremosos, nas frituras, nos salgadinhos e nos biscoitos recheados.

Como você vê, muitos alimentos trazem gordura em sua composição e, por isso, é preciso atenção para restringir o consumo da que é nociva à saúde. Os nutricionistas recomendam cautela no emprego das gorduras saturadas e trans, porque facilitam o ganho de peso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e contribuem para a chegada precoce das rugas.

É importante deixar claro que a gordura não é um nutriente ruim se consumido sem exagero, e vinda dos alimentos certos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize