quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Recordando a Carreira - 70 anos de Susana Vieira



Nesta quinta-feira (23) é o aniversário de uma das atrizes mais significantes do Brasil. Susana Vieira completa 70 anos com tudo em cima! Susana nasceu Sônia Vieira Gonçalves, em São Paulo, no dia 23 de agosto de 1942.

Foi através da dança que, já no Brasil, apareceu num programa da TV Tupi de São Paulo. Era o ano de 1960. Ganhava cachê, não era contratada, mas começou a participar de vários “TV de Vanguarda”, “TV de Comédia”. Fez muitos amigos e considera a TV Tupi sua escola, e os colegas da época, seus mestres. Aos 19 anos, casou-se com Regis Cardoso. Por exigência do marido, deixou de trabalhar e foi ser dona de casa. Depois do nascimento do seu único filho, Rodrigo, foi chamada por Walter Avancini e passou a fazer parte de um grupo que fazia teleteatros na TV Record e depois na TV Excelsior. Em 1970, foi para a TV Globo, onde fez “ Pigmaleão 70”, com Sergio Cardoso, o ator de maior prestígio na época.

Em 1972, Susana divorciou-se de Régis Cardoso. No ano de 1975, ganhou o seu primeiro troféu APCA como melhor atriz pela atuação na telenovela O Espigão. O segundo troféu veio no ano seguinte pela atuação em A Escalada. Foi somente em 1976 que Susana Vieira fez seu primeiro papel como protagonista de telenovela na Globo, em Anjo Mau. Nesta novela, Susana fez muito sucesso no papel de Nice, uma moça ambiciosa que não media esforços para conseguir o que queria, por conta das maldades de sua personagem chegou até a ser agredida na rua. A implicância com a personagem era tanta que o público fez até um abaixo assinado para que ela morresse no final da novela e o autor, Cassiano Gabus Mendes, decretou sua morte no último capítulo. A novela tinha no elenco José Wilker, Renée de Vielmond, Sérgio Britto, Osmar Prado, Pepita Rodrigues, entre outros.

Depois de Nice, Suzana se destacou no papel da protagonista da telenovela A Sucessora de 1978 como a insegura Marina Steen. Em 1981, posou nua para a extinta revista Status Plus. Em 1983 aceitou o convite para atuar numa telenovela mexicana, Profesión: Señora. A oportunidade surgiu com o sucesso na América Latina de A Sucessora. Seu terceiro papel como protagonista foi em 1987, no papel de Marta em Bambolê. Depois disso só foi protagonista em 1995 na novela A Próxima Vítima (telenovela) no papel de Ana Carvalho Rossi, a novela fez grande sucesso pelo suspense ao revelar o nome do assassino de vários personagens no último capítulo.

Em 1997 veio sua antagonista, na novela Por Amor, como a megera Branca Letícia de Barros Motta, com a qual centralizou toda a ação. Em 1999 voltou a ser antagonista de Regina Duarte, desta vez na minissérie Chiquinha Gonzaga, novamente com enorme êxito ao interpretar uma mulher exuberante. Emendou este trabalho com a novela Andando nas Nuvens, sendo a principal protagonista madura da novela, fazendo par com Marco Nanini. Mal deixou de viver a Gonçala e foi convidada para uma participação especial em A padroeira, no intuito de alavancar o Ibope da trama. Deu tão certo que a personagem ficou até o final da trama.

Em 2003 voltou à novelas das oito com muito sucesso e, novamente, pelas mãos de Manoel Carlos. Em Mulheres Apaixonadas, Lorena vivia uma relação com um homem mais jovem. Em Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva volta triunfal para interpretar mais uma protagonista absoluta. Teve a chance de escolher se interpretaria a heroina Maria do Carmo ou a vilã Nazaré, ficando com a primeira (a vilã ficou a cargo de Renata Sorrah). Foi capa de inúmeras revistas e foi homenageada pelo conjunto da obra no Prêmio Contigo de Novelas de 2005, além de ter sido indicada a melhor atriz, perdendo para Sorrah. Em 2007 viveu a segunda Branca de sua vida, em Duas Caras, consolidando-se como a atriz favorita do autor Aguinaldo Silva. Foi indicada novamente como Melhor Atriz no Prêmio Contigo. Em 2009 protagonizou a minissérie Cinquentinha, também de Aguinaldo Silva, no papel de uma estrela da TV, Lara Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog do Programa Atualize

Blog do Programa Atualize